21.8 C
fpolis
terça-feira, dezembro 5, 2023
Alesc

Evento neste sábado promove o uso do software livre

spot_img

Evento neste sábado promove o uso do software livre

O Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre (Flisol) deste ano, em Florianópolis, ocorrerá no dia 25 de abril, na Casa Brasil da Prainha, no centro da Capital. O evento acontece simultaneamente em 20 países e em mais de 200 cidades e tem como objetivo difundir o uso e discutir a importância dos softwares de código aberto. Além das palestras e exposições que irão ocorrer durante na tarde de sábado, o grande diferencial é a oportunidade dos participantes levarem seus computadores para instalar softwares – alguns serão distribuídos.

Na UFSC, o Programa de Educação Tutorial (PET) da Computação está ajudando a promover o evento junto à comunidade acadêmica. Além da divulgação, a equipe do PET estará no festival auxiliando os participantes. A organização do evento é uma parceria entre a Casa Brasil, pelo PET e por entusiastas do software livre, como é o caso do estudante de Engenharia Elétrica, João Felipe dos Santos, que participa desde a edição de 2007 do Flisol.

Importância – Como estudante, Santos pensa que o interesse por software livre não deveria ficar restrito apenas ao campo da computação. “Todo usuário de qualquer tipo de software deveria ter um interesse em potencial pelo assunto. Em todos os tipos de atividade, os softwares privados são utilizados pela grande maioria dos profissionais, fator que torna os custos de qualquer instituição bastante elevados”.

Na própria universidade o uso do código aberto tem um grande potencial: não só por ser gratuito, mas por existir a possibilidade de aperfeiçoamento por parte de qualquer pessoa com o conhecimento necessário. “Diversas universidades no mundo todo produzem softwares, geralmente para pesquisa, e os disponibilizam sob uma licença livre. Isso já está acontecendo em universidades brasileiras, e acho que essa participação tende a aumentar.”

Santa Catarina tem uma participação pequena na comunidade do software livre, principalmente no setor privado – apesar de Florianópolis abrigar um pólo em desenvolvimento de softwares. Para difundir essa possibilidade alternativa, outros eventos serão realizados. Assim como o Flisol, que possui projeção continental, existe o Software Freedom Day, o dia mundial do Software Livre, em 20 de setembro. Neste ano também haverá o retorno do Congresso Catarinense de Software Livre (Solisc), com dois dias de duração e maior participação de empresas.

O Flisol 2009 Florianópolis será dia 25 de abril, das 13h30 às 18h30. As inscrições são gratuitas e feitas através do site http://installfest.info/FLISOL2009/Brasil/Florianopolis. Para entrar em contato, acesse o grupo de emails: http://groups.google.com.br/group/flisolfloripa?hl=pt-BR

Por Tomás Petersen/Bolsista do Núcleo de Comunicação do CTC (Nucom)

spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais