20.4 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Expedição Ondas Limpas na Estrada, chega a Florianópolis neste final de semana

spot_img

Expedição Ondas Limpas na Estrada, chega a Florianópolis neste final de semana

spot_imgspot_img

Promovida pela Sea Shepherd Brasil com apoio da Odontoprev, ação tem como objetivo mapear cientificamente o perfil de detritos marinhos em toda a costa brasileira

Ônibus de transporte público

Descrição gerada automaticamente

A Sea Shepherd Brasil, unidade brasileira da maior organização sem fins lucrativos de proteção da vida marinha e do oceano do mundo, com apoio da Odontoprev, empresa líder em planos odontológicos na América Latina, realizam a primeira expedição terrestre para mapear cientificamente o perfil de detritos marinhos em 300 praias brasileiras. A expedição chega a Florianópolis neste final de semana, realizando limpeza científica na Praia Pântano do Sul e mutirão de limpeza na praia do Campeche. 

Cobrindo toda a costa brasileira, do sul ao norte, os cientistas voluntários a bordo do ônibus irão avaliar desde praias urbanas até praias desertas.

Juan Pablo Torres-Flores, Coordenador Técnico da Sea Shepherd Brasil, conta que o objetivo da expedição é gerar dados para informar a população e influenciar órgãos governamentais na criação de políticas públicas. “Mesmo com a Sea Shepherd expondo por anos como o plástico está em todo lugar no oceano, nada significativo ainda foi feito. Fica clara a urgência de abordar a questão do plástico no oceano com ciência e dados concretos, para assim exigir por políticas públicas com argumentos fortes e convicção. A expedição Ondas Limpas na Estrada visa trazer evidências científicas para que ações bem embasadas sejam tomadas com urgência”.

O projeto é financiado pela Odontoprev, que busca apoiar ações sociais e ambientais e, desde 2020, neutralizou 100% de suas emissões de carbono.  Durante a expedição, também serão oferecidas consultas odontológicas gratuitas para catadores em algumas áreas de parada da jornada. Renato Costa, Diretor da Odontoprev, conta que a decisão de apoiar a Sea Shepherd Brasil foi por conta da dimensão do impacto positivo que a expedição pode trazer. “Buscamos parceiros que tenham ideais alinhados aos nossos, compreendendo que questões ambientais e sociais não podem ser dissociadas. Com isso, esperamos impactar positivamente a vida de milhões de pessoas, além de gerar dados que podem resultar em ações ambientais cada vez mais efetivas”.

Sheila Ferrari, gerente de Marketing e Sustentabilidade da Odontoprev lembra que a ação faz parte da Década da Ciência Oceânica proposta pela ONU. “A Odontoprev é signatária do Pacto Global da ONU e essa expedição e todos os dados gerados vão nos ajudar a destacar a urgência na proteção do maior bioma do planeta. Essa conscientização é fundamental para o cumprimento dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, especialmente o ODS 14 –Vida na Água”.

A expedição conta ainda com a parceria científica do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (IOUSP), referência mundial no estudo sobre resíduos m​​arinhos, participando com laboratórios de primeira linha e os melhores pesquisadores na área. Alexander Turra, Professor Titular do IOUSP, aponta a abrangência e profundidade do estudo: “Esta parceria tem a importante ambição de realizar uma leitura abrangente e a longo prazo do perfil do lixo marinho no Brasil, considerando macro detritos e microplásticos no ambiente praial e riscos do consumo de animais marinhos, e seguindo padrões mundiais de mensuração”. Atualmente, o Brasil despeja diariamente 890 toneladas de plásticos nos oceanos (Oceana, 2021), e é o sexto país que mais descarta plásticos nos oceanos em todo o mundo (Our World In Data, 2021).

SOBRE A SEA SHEPHERD BRASIL

A Sea Shepherd é reconhecida globalmente como a organização mais poderosa e passional da proteção da vida marinha e dos oceanos. Estabelecida em 1977 pelo capitão Paul Watson, a organização sem fins lucrativos está na missão de defender, proteger e conservar os oceanos e a vida marinha. Ela conta com a maior marinha privada do mundo, e lidera campanhas colaborativas de ação direta ‘Pelo Oceano’. No Brasil ela está presente desde 1999, e conta hoje com ações diretas de limpeza de praias, proteção de cetáceos e de educação ambiental. Para mais informações sobre a Sea Shepherd Brasil e suas campanhas por aqui, por favor, visite o site www.seashepherd.org.br

Emeline Domingues – Assessoria de Imprensa

Contato: comunicacao@seashepherd.org.br

Telefone/ whatsapp: (11) 96488-5548

Sobre a Odontoprev

Com cerca de 8 milhões de beneficiários, a Odontoprev é a líder no segmento de Assistência Odontológica, presente em mais de 2.600 municípios, em todas as regiões do Brasil, com mais de 26 mil dentistas credenciados.

Fundada em 1987, a empresa conta com soluções para todos os perfis de clientes, desde grandes corporações, empresas PME e planos individuais, nas marcas Odontoprev, Bradesco Dental, BB Dental e Odonto System, entre outras.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img