30.3 C
fpolis
sábado, janeiro 22, 2022
cinesytem

Exposição fotográfica apresenta tradições da cultura Quilombola no Brasil

Exposição fotográfica apresenta tradições da cultura Quilombola no Brasil

spot_img

Como resultado de uma pesquisa feita em 11 comunidades negras remanescentes dos quilombos no Brasil, abre na terça-feira (dia 6), no Museu da Imagem e do Som, em Florianópolis, a exposição Quilombolas – Tradições e Cultura da Resistência. O registro fotográfico foi realizado pelo fotógrafo documentarista André Cypriano.

A mostra busca divulgar a realidade das comunidades quilombolas brasileiras e incentivar o diálogo entre as comunidades afrodescendentes, dando-lhes visibilidade e enfatizando as questões sociais, culturais, reconhecimento e participação social.

A exposição, que em Florianópolis tem o patrocínio da Petrobras com recursos da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), é composta por 27 fotografias em preto-e-branco, no formato 50 cm x 75 cm; sete fotografias panorâmicas, no formato 40 cm x 110 cm, seis fotografias em preto-e-branco 30 x 40 cm, dois mapas, cinco painéis de textos e legendas.

A mostra, que começou a circular em 2006, foi concebida inicialmente para poucas cidades. No entanto, devido ao interesse de público e órgãos institucionais de cultura, já passou por 15 cidades brasileiras e seis cidades da América Latina – Assunção, Buenos Aires, Montevidéu, La Paz, Lima e Bogotá. Nesta nova fase, estão programadas 15 exposições em todo o País, entre elas no Metrô Sé, em São Paulo, em Campo Grande e em Porto Alegre.

A curadoria da exposição é de Denise Carvalho, produtora cultural e diretora da Aori Produções Culturais, empresa realizadora do projeto. O material original faz parte do livro Quilombolas – Tradições e Cultura da Resistência, com fotografias de André Cypriano e pesquisa de Rafael Sanzio Araújo dos Anjos.

SERVIÇO:

O quê: Exposição Quilombolas – Tradições e Cultura da Resistência
Onde: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, Centro Integrado de Cultura (CIC) – Avenida Irineu Bornhausen, 5.600 – Agronômica
Quando: Abertura na Terça-feira, 06 de outubro de 2009 – 19h; Visitação de 07 a 30 de outubro de 2009, diariamente das 9h às 21h.
Quanto: Entrada gratuita.

Contato: (48) 3953-2325 / 3953-2327 / 3953-2329
Realização: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina – MIS-SC / Aori Produções Culturais: www.aori.com.br
Patrocínio: Petrobras
Apoio Institucional: Governo do Estado de Santa Catarina / Secretaria de Estado e Turismo, Cultura e Esporte / Fundação Catarinense de Cultura / Ministério da Cultura

spot_img
spot_img