16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Exposição gratuita em Floripa destaca trabalho de reabilitação de papagaios-de-peito-roxo em SC

spot_img

Exposição gratuita em Floripa destaca trabalho de reabilitação de papagaios-de-peito-roxo em SC

spot_imgspot_img

No passado, era comum avistar grupos de papagaios-de-peito-roxo sobrevoando as matas da região que hoje abriga o Parque Nacional das Araucárias, unidade de conservação localizada nos municípios catarinenses de Passos Maia e Ponte Serrada. Porém, as ações humanas, como desmatamento e captura de animais para o comércio ilegal, reduziram drasticamente o número dessas aves. Visando chamar a atenção para o importante trabalho de reintrodução da espécie na natureza, o Instituto Espaço Silvestre realiza a exposição fotográfica “De volta à Floresta” até o dia 8 de outubro, no piso L1 do shopping Iguatemi. A aração é gratuito. 

Criado em 2010, o Instituto Espaço Silvestre é uma ONG sem fins lucrativos que já reabilitou, soltou e monitora mais de 100 papagaios em seu habitat natural. A exposição evidencia a transformação positiva do meio-ambiente por meio do envolvimento popular e mostra como a conservação pode ser aliada do desenvolvimento socioeconômico.

O projeto, que conta com a parceria do IMA,  Ibama, ICMBio e Polícia Ambiental, reabilita aves oriundas do tráfico de animais silvestres, dando às mesmas uma nova chance no Parque Nacional das Araucárias. O processo de reabilitação inclui exames clínicos e laboratoriais, análise genética, além de treinamentos comportamentais que as preparam para a vida na natureza.

Para melhorar a renda da população que vive no entorno do Parque, aumentar a conscientização e evitar que as aves sejam novamente extintas na região, o Instituto também criou o projeto Amigas dos Roxinhos, que produz artesanatos inspirados no papagaio e outras espécies ameaçadas. Todo o valor é revertido para as artesãs e associações locais.

Na exposição no Iguatemi, o público poderá conferir painéis com a história de mais de 80 papagaios, além de se emocionar com imagens de seu retorno à liberdade em seu habitat natural.

SERVIÇO

O quê: Exposição “De Volta à Floresta”, do Instituto Espaço Silvestre

Quando: até 8 de outubro

Local:  piso L1 do Shopping Iguatemi – Av. Madre Benvenuta, 687 – Santa Mônica, Florianópolis – SC

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img