15.8 C
fpolis
domingo, julho 3, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Exposição Lume da artista Clara Fernandes abre o calendário 2009 da Fundação Cultural Badesc

Exposição Lume da artista Clara Fernandes abre o calendário 2009 da Fundação Cultural Badesc

spot_imgspot_img

O coquetel de lançamento será no dia dezoito de fevereiro (18/02/2009) às 19h no Espaço Fernando Beck da Fundação Cultural do Badesc em Florianópolis.

A Exposição intitulada Lume, da artista Clara Fernandes, pretende investigar a passagem do tempo do Centro Histórico de Florianópolis para os dias atuais.

O princípio de um conjunto de ações desencadeou a observação de alguns espaços públicos em ambientes naturais e seus amplos interespaços vazios que envolvem pessoas e idéias que neles fazem circular.

A partir desta proposta, a artista construiu anteparos de grandes dimensões estabelecendo pontos de ligação entre os diversos momentos de circulação atuando como um “filtro das idéias” que se movem em espaços públicos.

O fio condutor da montagem flui através dos pensamentos dispersos e colecionados no espaço. Os anteparos flutuam quase que invisíveis para acolhê-los. Estas interferências captam uma gama de pensamentos e ações de pessoas que se movimentam onde as obras serão instaladas gerando visualidades e novos focos de observações e suas funções. A trama quase transparente se veste de luz conferindo-lhe dimensões, texturas, leveza e o comportamento no ambiente.

As “teias” se transformam em planos luminosos originando sensações nem sempre percebidas pelo público como: a história de construções antigas e vivencias ressaltadas por sua importância.
O objetivo da mostra é chamar a atenção do público cotidiano para a história da Fundação Cultural Badesc que se funde com a história da cidade documentando este momento.

Na primeira sala expositiva será instalado uma teia cônica e um livro de imagens do percurso de LUME, o nome de origem do latim lúmen que significa luz, fogo, fulgor, trazer a lume, mostrar, lúmem: unidade de fluxo luminoso correspondente a quantidade de energia luminosa emitida.Na sala seguinte uma teia em uma das paredes e na área externa uma intervenção com uma teia da sacada superior para a murada da rua.

A mostra pretende promover um debate entre o público e o artista para ampliar as reflexões sobre a sua obra e o seu entorno.

imagens da exposição: www.flickr.com/photos/clarafernandes

Serviço:

O que: Exposição Lume.
Artista: Clara Fernandes.
Quando: 18 de fevereiro – 19horas.
Onde: Fundação Cultural Badesc.
Entrada gratuita.
Conversa com a Artista: 19 de fevereiro às 18horas.

Contatos:
Gerusa Rosa Oliva – Fone: 9901-0795.
Email: gerosa10@hotmail.com
Fundação Cultural Badesc – Fone: 3224-8846.
Rua Visconde do Ouro Preto, 216 – Centro.


spot_img