23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Exposição Mundos Tangíveis promove inclusão do público cego nas artes visuais

spot_img

Exposição Mundos Tangíveis promove inclusão do público cego nas artes visuais

spot_imgspot_img

O projeto Formação Estética do Público Cego – Museu e Inclusão Social abre às 19h do dia 3 de novembro Mundos Tangíveis, sua segunda exposição em 2009, na Galeria Municipal Pedro Paulo Vechietti. As obras dos artistas Alfonso Ballestero e Michel Groisman podem ser apreciadas pelo toque, incluindo as pessoas cegas num território que elas têm poucas oportunidades de explorar: o das artes visuais.

O projeto, coordenado pela professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, foi financiado pelo Edital PROEXT 2008 do Ministério da Cultura. No mês de agosto foi realizada a primeira mostra, no Museu da Imagem e do Som (MIS), com obras de Jussara Maria da Silva e da também professora Rosana Bortolin. A inclusão, a educação e a arte são os fatores centrais no trabalho do projeto.

Além das exposições, o projeto inclui outras atividades desenvolvidas durante todo o ano. Entre elas estão a produção de materiais adaptados para públicos especiais no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), e também a promoção de encontros e oficinas com um grupo da Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC) para a formação artística dos deficientes visuais. Para expandir o alcance, foi desenvolvido um material educativo da mostra destinado a professores e profissionais da área. Com isso, o projeto busca incentivar e auxiliar a inclusão do público cego nessa esfera da arte através de uma revisão de conceitos junto a esses artistas e educadores.

Serviço:

O que: Exposição Mundos Tangíveis
Quando: Abertura no dia 3 de novembro às 19h | aberta até 9 de dezembro
Onde: Galeria Municipal Pedro Paulo Vechietti

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img