23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Exposição que homenageia Cruz e Sousa é prorrogada

spot_img

Exposição que homenageia Cruz e Sousa é prorrogada

spot_imgspot_img

Foi prorrogada até 15 de dezembro a exposição João da Cruz e Sousa: O Poeta da Ilha, que homenageia o simbolista no Museu Histórico de Santa Catarina pela passagem do seu aniversário em novembro. A mostra está exposta nos gradis do Museu e é uma realização da FCC, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), com o patrocínio do Instituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (IDIT). As informações são da assessoria de imprensa da FCC. 

Quem passa pela área externa do Museu, situado no Centro de Florianópolis, poderá ver a exposição que aborda três eixos temáticos sobre a trajetória do poeta, distribuídos em 24 banners que abordam "A vida", "A obra" e "O Poeta e o Palácio". O objetivo é aproximar a cidade do Museu e homenagear o poeta que dá nome ao Palácio onde o Museu está instalado.

Cruz e Sousa

João da Cruz e Sousa nasceu na antiga Desterro, em 24 de novembro de 1861, filho de escravos alforriados. Criado no solar dos que foram senhores de seus pais, recebeu, em 1874, uma bolsa de estudo para o Ateneu Catarinense. Desde cedo voltado para a literatura, fundou com os amigos Virgílio Várzea e Santos Lostada o jornalzinho “Colombo” e mais tarde “Tribuna Popular”.

Em 1887, foi tentar a vida no Rio de Janeiro, mas pouco depois voltou, sem sucesso. Nova tentativa em 1889. Conseguiu emprego e passou a colaborar em jornais e revistas, fazendo-se o grande líder e a maior expressão do movimento Simbolista. Lançou, em 1893, os livros “Missal e Broquéis”; nesse mesmo ano casou com Gavita e foi nomeado arquivista na Central do Brasil.

Atingido pela tuberculose, buscou tratamento em Sítio, Minas Gerais, mas lá faleceu, em 19 de março de 1898.

:: Confira o catálogo da exposição

Serviço:

O quê: Exposição Cruz e Sousa: O Poeta da Ilha

Quando: de 3 de novembro a 15 de dezembro de 2015

Onde: Nos gradis do Museu Histórico de Santa Catarina / Palácio Cruz e Sousa – Praça XV de novembro – Centro – Florianópolis

Informações: (48) 3665-6363

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img