21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Exposição do Instituto Baleia Franca chega ao Floripa Shopping

spot_img

Exposição do Instituto Baleia Franca chega ao Floripa Shopping

spot_imgspot_img

Após passar por Londres, Paris, Quebéc e São Paulo, a exposição A Baleia Franca e seu Ecossistema poderá ser conferida em Florianópolis. Neste sábado, 17, um coquetel no Floripa Shopping abre oficialmente a 12ª Temporada de Observação de Baleias Franca

Uma das maneiras mais efetivas de transmissão do conhecimento é por meio de exposições com um sistema de comunicação que envolva todos os sentidos de percepção do ser humano. É com essa proposta que o Instituto Baleia Franca organiza a exposição A Baleia Franca e seu Ecossistema. Sábado, dia 17 de julho, a partir das 19 horas, será realizado um coquetel no Floripa Shopping, marcando a abertura oficial da exposição e da 12ª Temporada de Observação de Baleias Franca.

Na medida que tem o poder de difundir, educar e formar cidadãos, a exposição do IBF desempenha um papel fundamental na garantia de um futuro sustentável para todos. “Essa proposta baseia-se em experiências já existentes em outros países das Américas, Europa e Ásia, onde exposições com caráter itinerante tem levado conhecimento e sensibilizando adultos, jovens e crianças a participarem do processo de conservação ambiental”, afirma o presidente do instituto Henrique Litman.

A exposição itinerante do IBF é composta por painéis explicativos, com informações científicas sobre a origem e evolução das baleias, noções sobre a anatomia e a fisiologia do animal e o histórico sobre a caça no Brasil e no mundo. “Essa é uma ótima oportunidade de conhecer um pouco melhor sobre a espécie que temos o privilégio de observar no nosso litoral”, comenta Monica Freitas, gerente de marketing do Floripa Shopping. A exposição fica no Piso Térreo, em frente à Livraria Nobel, e é aberta ao público.

Temporada de Observação de Baleias Franca

É nessa época que as baleias franca começam a chegar a Santa Catarina. Os mamíferos que vivem na região da Antártida vêm para o Sul do Estado em busca de águas mais quentes para o nascimento e amamentação dos filhotes. A expectativa é de que, nesta temporada, mais de 110 baleias passem por Santa Catarina. “As baleias franca seguem um ciclo trianual de migração para as áreas de reprodução. É possível que as fêmeas que visitaram nosso litoral em 2007 para procriar retornem neste ano para o nascimento de um novo filhote”, explica o presidente do Instituto Baleia Franca, Henrique Litman.

O IBF estima que a população de baleias que circulam pela África, Nova Zelândia, Austrália e Antártida seja de 7 a 8 mil. Enquanto uma pequena parte se desloca para o Sul do Brasil nesta época, mais de 600 mamíferos se concentram na região da Península de Valdés, na Patagônia argentina, onde o turismo de observação de baleias atrai cerca de 100 mil pessoas por ano.

SERVIÇO

O que: Exposição A Baleia Franca e seu Ecossistema

Onde: Floripa Shopping – Piso Térreo, em frente à Livraria Nobel

Quando: De 17 a 25 de julho

Quanto: Gratuito

Mais informações: www.floripashopping.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img