23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Exposição individual “Chassis Ajardinados” no Memorial Meyer Filho

spot_img

Exposição individual “Chassis Ajardinados” no Memorial Meyer Filho

spot_imgspot_img

No dia 12 de maio, quinta-feira, às 19h30, o Memorial Meyer Filho promoverá a abertura da exposição individual da artista Nara Milioli em Florianópolis, intitulada Chassis Ajardinados. A exposição apresentará um conjunto de trabalhos iniciados no período do doutorado em Poéticas Visuais/USP, e que agora são apresentados ao público. O Jardim foi pesquisado como um dispositivo de padronização e artificialidade do espaço, que constituem paisagens aqui denominada de “paisagem clichê”. Além disso, haverá uma mesa com anotações, projetos e processos que a artista acumulou durante sua pesquisa, e que descrevem as experiências da produção destas imagens poéticas, em que está expresso um pensamento sobre a construção da paisagem.

A paisagem clichê que Nara Milioli se refere é aquela provida como uma segunda natureza, uma paisagem que surge como um parque temático, uma paisagem de simulações, de roteiros turísticos, cenários pré estabelecidos, uma paisagem acometida por esse processo de superficialização, onde “tudo é imagem”, tudo perde a produção de sentidos, “o mundo se converte num cenário, os indivíduos em personagens”.

Segundo a artista: “Quero questionar as oscilações do corpo na paisagem, como ele se comporta em situações de contato com a natureza. Porque o jardim muitas vezes aparece como o estereótipo de uma paisagem que é construída como ornamento e não como um espaço para se relacionar. É importante falar também que esse ornamento segue um modelo, um padrão que se repete. Um exemplo disso são os jardins das casas de Jurerê Internacional em Florianópolis.” Nara Milioli irá apresentar uma seleção de imagens feitas em Jurerê, mostrando um pouco dessa uniformização e padronização, através da fotografia.

Sobre a artista:

Nara Milioli nasceu em Criciúma-SC, vive e trabalha em Florianópolis-SC. Artista-professora do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Doutora em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP, em São Paulo. Investiga os conceitos acerca da paisagem clichê, por meio de uma pesquisa da sensação em processos criativos com meios de produção de imagens, fotografias, fotos-instalações, publicações, intervenções urbanas e ações.

Exposições recentes: Individual: 2006 – Paisagem do tempo, Galeria Fundação Cultural de Criciúma-SC. Coletivas: 2007- Amor – leve com você – Exposição Portátil (livro de bolso); 2006 – 1 Triz, Sala Vento Sul – Museu Hassis; PF – Exposição Portátil – espaço de performação; Proposições de insistÊncia prática, Sede da Fundação Franklin Cascaes – Forte Santa Bárbara – Florianópolis-SC; 2003-2006 – Worklab – Projeto coletivo com Daniel Acosta e Traplev, Florianópolis-SC. Curadorias: 2007 – Projeto Contramão n. 10 Observatório Móvel de Paisagem, mostra de vídeos – residência da artista e terminal de ônibus TICEN, publicação Recibo 10 Observatório Móvel – Florianópolis – SC. Prêmios e Bolsas: 2007 – Bolsa para realizar o Taller Internacional de Paisaje em Murcia-Espanha com Joan Fontcuberta; 2005 – Bolsa para capacitação Proped/UDESC; 1994 – Edital Catarinense de Artes Plásticas, Fundação Catarinense de Cultura – Florianópolis-SC; 1993 – Salão Catarinense de Artes Plásticas, MASC – Florianópolis-SC.


O quê: Abertura da exposição Chassis Ajardinados de Nara Milioli.
Onde: Memorial Meyer Filho.
Endereço: Praça XV de novembro, 180, 2º andar.
Abertura: 12 de maio de 2011, às 19:30h.
Horário para visitação: 10:00 às 18:00 horas – de 13 de maio a 13 de junho de 2011.
Ação Educativa: Será realizado um trabalho de Ação Educativa, atendendo à escolas, associações ou grupos de pessoas interessadas. Para maiores informações e agendamento, entrar em contato com Fernando Weber no telefone: (48) 8437 8972 ou email: fernandoweberimf@gmail.com.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img