23.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Fatma promove Semana do Meio Ambiente no Largo da Alfândega

spot_img

Fatma promove Semana do Meio Ambiente no Largo da Alfândega

spot_imgspot_img

De 2 a 5 de junho, a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina realiza a Semana do Meio Ambiente, no Largo da Alfândega, em Florianópolis. A entidade promove uma série de atividades gratuitas voltadas, principalmente, ao público infantil, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5). No dia 1° de junho, uma coletiva de imprensa com o presidente da entidade, Murilo Flores, abre a programação da Fatma para o período

Na próxima semana, o Largo da Alfândega será o ponto de encontro das crianças de escolas públicas de Florianópolis para divertidas atividades. De 2 a 5 de junho, elas terão a oportunidade de aprender educação ambiental e a importância da conservação do meio ambiente, de uma forma lúdica e diferenciada. É que nesse período, a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) realiza a Semana do Meio Ambiente, com uma série de atrações que formam um inédito circuito, composto pelo Túnel da Ecologia, um túnel inflável de 15 metros de extensão, com totens interativos e exposição de painéis com imagens e informações das espécies; pelo Eco-Ônibus, um ônibus preparado especialmente para exibições de vídeos infantis educativos; e por oficinas de reciclagem, que explicarão aos visitantes o processo pelo qual o papel reciclado passa.

Para o presidente da entidade, Murilo Flores, a Semana do Meio Ambiente é de extrema importância não só para aproximação da Fatma com o cidadão catarinense, como também para alcançar uma das principais metas da fundação: a educação ambiental. “Serão quatro dias de atividades simultâneas e interativas para transmitir os benefícios da preservação para, principalmente, o público infantil. Esse também é mais um passo que a Fatma dá para se transformar em um órgão de excelência para ajudar a construir o desenvolvimento sustentável”, explica Flores.

Com 15 metros de extensão e 2,5 de altura, o Túnel da Ecologia será o ponto de partida do circuito da Semana do Meio Ambiente. Nele, os visitantes poderão conhecer alguns dos principais exemplos que compõem a fauna e flora catarinenses por meio de totens interativos e exposição de painéis com imagens e informações das espécies. O túnel terá ainda o som ambiente simulando o canto dos pássaros catarinenses, que darão ainda mais charme à atração. Também serão divulgadas as Unidades de Conservação do Estado – sete parques e três reservas biológicas, onde a Fatma deve criar áreas de lazer e de educação ambiental, além de fomentar estudos e pesquisas.

O Largo da Alfândega também será o estacionamento do Eco-Ônibus da Fatma. Em seu interior, serão exibidos vídeo-palestras educativos sobre a preservação ambiental, com 15 e 30 minutos de duração, produzidos especialmente para o público infantil. Além disso, também serão distribuídos folders com informações dos principais parques estaduais catarinenses como o da Serra do Tabuleiro, Fritz Plaumann, Rio Canoas, além das reservas biológicas do Aguaí e da Canela Preta.

Depois da “viagem”, as crianças participam de oficinas artísticas sobre reciclagem, reforçando a importância da preservação dos recursos naturais. Durante 30 minutos, a artista e educadora, Indian Hoewell, irá ensinar às crianças as etapas da produção do papel reciclado. Após a teoria, a prática vem com uma montagem coletiva de uma árvore feita inteiramente de papel reciclado.

Para enfatizar ainda mais a necessidade da conscientização ambiental, a Polícia Militar Ambiental de Florianópolis e a Eletrosul também participam da Semana do Meio Ambiente e vão expor, respectivamente, instrumentos de trabalho e uma maquete iluminada. As crianças irão conhecer algumas unidades móveis da Polícia Ambiental – duas viaturas e um barco -, e receberão explicações dos oficiais sobre o trabalho e a importância da corporação para a preservação do meio ambiente. Já no espaço da Eletrosul, a maquete de uma cidade iluminada por energia gerada pela força da água irá demonstrar a importância do desenvolvimento sustentável.

A Semana do Meio Ambiente acontece dos dias 2 a 5 de junho, das 10h às 18h, no Largo da Alfândega, em Florianópolis. O evento é uma realização da Fatma, com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Celesc, Casan e Eletrosul.

Programação:

1/6

8h30 – Coletiva de imprensa com o presidente da Fatma, Murilo Flores

2/6 a 5/6:

10h às 18h – Atrações no Largo da Alfândega:

– Túnel da Ecologia

– Eco-Ônibus

– Exposição da Polícia Militar Ambiental

– Exposição da Eletrosul

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img