18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

FCC abre inscrições para oficina de ritmos e danças brasileiras

spot_img

FCC abre inscrições para oficina de ritmos e danças brasileiras

spot_imgspot_img

Estão abertas pelo e-mail inscricoesoficinas@fcc.sc.gov.br as inscrições para a Oficina de ritmos e danças brasileiras, que a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) irá promover no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis: dias 13 e 14, das 18h às 21h, e dia 15, das 9h às 14h.

A oficina será ministrada pelo músico e artista Tião Carvalho, natural de Curupaçu, no Maranhão. O objetivo é difundir as tradicionais danças e brincadeiras cantadas, trabalhando corpo e voz como veículo de expressão e consciência.

Bumba meu boi; Dança do pela Porco (Lelê); Ciranda, jogos e brincadeiras; Cacuriá Tambor de Crioula e Samba de Roda serão os ritmos abordados na oficina.

Atualmente, Tião Carvalho é professor convidado da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Começou a se interessar pela cultura popular quando criança. Iniciou a carreira artística no início da década de 1970, em sua cidade natal, trabalhando com o teatrólogo Aldo Leite, na montagem da peça “Saltimbancos”.

Mais recentemente, em 2004, seu CD “Quando dorme Alcântara” foi premiado no projeto “Rumos da música” (Itaú Cultural) e, em seguida, escolhido pelo projeto Pixinguinha (Funarte) para a realização de espetáculos em dez estados brasileiros.

No ano seguinte, apresentou-se com a caravana do Projeto Pixinguinha, tocando com sua banda no Espaço Brasil, em Paris, em comemoração ao ano do Brasil na França. Na ocasião, tocou diferentes ritmos brasileiros, como sambas de roda, xotes, reggae, tambor de crioula, bumba meu boi, baiões, e carimbos.

Foto: Divulgação

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img