17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

FCFFC promove o evento “CelebrAR-TE” para um Natal artístico-cultural em Florianópolis

spot_img

FCFFC promove o evento “CelebrAR-TE” para um Natal artístico-cultural em Florianópolis

spot_imgspot_img

A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes programou um grande evento para todo o público da cidade. A partir do dia 7 de dezembro serão realizadas diversas apresentações culturais com o intuito de celebrar o Natal e a arte junto com a população.
As primeiras apresentações serão feitas em igrejas da capital pelo Polyphonia Khoros, nos dias 7 e 14. No dia 17, é a vez da Avenida Beira-mar Norte se tornar palco da comemoração. A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil irá apresentar a Grande Suíte do Ballet “Don Quixote”, um belo espetáculo aberto a todo o público de Florianópolis.
A Camerata Florianópolis se apresenta com o grupo Polyphonia Khoros no dia 18, e no dia 19 é a vez do concerto da Orquestra Sinfônica de Florianópolis junto com a Orquestra-escola da FCFFC. Também no dia 19, o grupo Expresso Rural toca relembrando seus grandes sucessos. O evento é encerrado no dia 20, com a última apresentação do grupo Polyphonia Khoros.

Confira a programação e os locais das apresentações

Todos os eventos serão gratuitos. À população que prestigiará o evento a FCFFC pede doações em solidariedade às vítimas das enchentes em Santa Catarina. Além de alimentos não perecíveis, devem ser doados material de higiene pessoal e limpeza, produtos infantis e roupas de cama, os itens mais necessitados no momento, de acordo com a Defesa Civil.

Polyphonia Khoros
O Polyphonia Khoros é um grupo vocal composto por músicos, estudantes e amantes da música, interessados em realizar um trabalho de excelência. Fundado em 2000, é o projeto de maturidade da maestrina Mércia Mafra Ferreira. Com o Polyphonia Khoros, a maestrina trabalha em busca de desafios que motivem o aperfeiçoamento individual de seus componentes. Os concertos demonstram a diversidade do repertório a que o grupo se dedica, assim como o aprimoramento vocal requerido para cada nuance interpretativa.

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil – Grande Suíte do Ballet “Don Quixote”
O Ballet “Don Quixote”, de Marius Petipa, foi criado em Moscou em 1869, quando o coreógrafo francês selecionou algumas partes da novela de Miguel de Cervantes e fez um libreto e coreografias com a música virtuosa de Ludwig Minkus para a produção no Teatro Bolshoi, em Moscou.
Na história, tudo acontece na Espanha. A linda Kitri e o pobre barbeiro Basílio enganam o insolente e rico Gamach, noivo da heroína, com quem Lorenzo, seu pai, a força se casar. Com a ajuda de Don Quixote, nobre cavalheiro, e Sancho Panza, seu fiel escudeiro, os apaixonados Kitri e Basílio se casam numa grande festa em Barcelona. Cerca de 90 bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil participam da releitura da obra de Miguel de Cervantes , com nova versão coreográfica feita por Vladimir Vasiliev.

Camerata Florianópolis
A Camerata Florianópolis é considerada atualmente como uma das principais orquestras do gênero do Brasil, e tem como maestro titular e diretor artístico o catarinense Jeferson Della Rocca. Em sua trajetória, desenvolveu importantes projetos, dentre eles destacam-se 435 apresentações públicas em teatros e comunidades de Florianópolis, concertos didáticos e turnês pelo interior do Estado de Santa Catarina. A orquestra manteve também um intenso trabalho voltado ao resgate e estréia de composições inéditas de autores catarinenses, valorização de solistas locais e da Música Popular Brasileira, bem como uma efetiva democratização do acesso a música erudita, através da promoção constante de concertos gratuitos ou a preços populares.

Orquestra Sinfônica de Florianópolis
A Orquestra Sinfônica de Florianópolis é regida pelo maestro Carlos Alberto Angioletti Vieira e composta por 39 músicos que empunham instrumentos de sopro, corda, percussão e metal. Existe desde 1994, ano em que realizou o concerto inaugural no Lira Tênis Clube, tendo como regente o maestro Sebastião Bousfield Vieira. Com poucos recursos financeiros e carente de novos músicos, teve que encerrar suas atividades 18 anos depois. Em 1986, surgiu a Camerata Arcos, que viria a se desenvolver até tornar-se a OSF como é conhecida hoje. Em 1993, passou a se chamar Orquestra Municipal de Florianópolis e gravou o CD “Compositores Brasileiros”, com apoio da FCFFC. A OMF com freqüência se apresentava com formação sinfônica e, por isso, decidiu-se por assumir definitivamente esse formato renomeando-a para Orquestra Sinfônica de Florianópolis.

Orquestra Sinfônica Juvenil de Florianópolis (Orquestra-escola)
Formados pela Orquestra Escola da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes – projeto que existe há dois anos e atende gratuitamente à população, oferecendo oficinas de instrumentos de cordas, sopro e prática de orquestra -, cerca de 80 músicos, sob a regência do maestro Carlos Alberto Vieira, executam composições que vão de Bach a Zininho. Composição de Garibaldi e Celito Lindo, clássicos eruditos do folclore nacional estão também no repertório. O programa da apresentação é o mesmo da OSF.

Grupo Expresso Rural
O Expresso Rural é um grupo musical conhecido em Santa Catarina desde a década de 80. Já no lançamento do primeiro disco independente, “Nas Manhãs do Sul do Mundo”, em 1983, consagrou-se como revelação do ano. Voz, guitarra, violão e baixo compõem a formação da banda, que tem entre suas influências musicais grupos como 14 Bis e Boca Livre. Em 1995, a banda interrompeu seus trabalhos, e voltou a se reunir em 2007 para realizar um show de comemoração aos anos de carreira do Expresso Rural. Desde então, vem montando novos projetos e se apresentando pelo estado, sempre com casa lotada.

Serviço
O QUÊ: CelebrAR-TE – Natal Cultural de Florianópolis
QUANDO: Dias 7, 14, 17, 18, 19 e 20
ONDE: Av. Beira-mar Norte e Igrejas de Florianópolis (ver programação completa)
QUANTO: Gratuito – Pede-se doações de material a ser entregue às vítimas da tragédia em Santa Catarina
REALIZAÇÃO: Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img