22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Festa no Sul da Ilha celebra a tradição local

spot_img

Festa no Sul da Ilha celebra a tradição local

spot_imgspot_img

Com lançamento de livro, história e tochas.

Com o lançamento do livro Memórias de Brasileiros – Uma história em todo canto (Museu da Pessoa/Ed. Peirópolis), contação de histórias pela atriz Renata Ferreira e apresentação de um Terno de Reis, o Museu da Pessoa, escritores, artistas e amigos homenageiam com uma festa na próxima sexta-feira, 12 de dezembro, a pescadora, cozinheira e poeta Zenaide Maria de Souza, a “Comandante” Zenaide do Pântano do Sul, pequena comunidade pesqueira da Ilha de Santa Catarina.

Em Memórias de Brasileiros, dona Zenaide e mais 99 pessoas de diversos perfis contam suas memórias e histórias de vida, selecionadas entre os mais de 10 mil depoimentos já colhidos pelo Museu da Pessoa em todo o país em seus 15 anos de existência. O biólogo Alexandre Guimarães Só de Castro, fundador do Instituto Ilhas do Brasil e que reside na Ilha de Santa Catarina, também tem seu depoimento registrado no livro e estará presente no lançamento.

Homenagem a uma pescadora que já fez história

A Festa Z acontece iluminada pela lua cheia, por uma fogueira e por tochas a partir das 19 horas no Pedacinho do Céu, bar e restaurante criado pela “Comandante” Zenaide na praia do Pântano do Sul, onde ela vive desde pequena e onde até hoje prepara deliciosas comidinhas com os peixes e mariscos colhidos ali mesmo.

AS MEMÓRIAS E O MUSEU

Lançado nacionalmente em outubro último em São Paulo, Memórias de Brasileiros – Uma história em todo canto, da Editora Peirópolis, contempla os quinze anos de trabalho do Museu da Pessoa no Brasil. O livro mostra 100 histórias de vida, de pessoas de diversas origens e perfis escolhidos entre o acervo de 10 mil depoimentos colhidos pela OSCIP nos 27 estados do país. O objetivo da publicação é apresentar uma visão renovada e inspiradora da identidade nacional, a partir da memória social que guarda cada um dos personagens.

José Santos, um dos criadores e diretor do museu, que estará presente no lançamento em Santa Catarina e na Festa Z , explica que “todo ser humano, anônimo ou célebre, tem o direito de eternizar sua história. Essa é a idéia que deu origem ao Museu da Pessoa, um museu virtual que tem como missão contribuir para tornar a história de cada pessoa valorizada pela sociedade”.

Criado no Brasil em 1991, na cidade de São Paulo, o Museu da Pessoa desenvolveu uma metodologia própria de coleta e sistematização de depoimentos. Seu acervo possui mais de 10 mil histórias de vida, cerca de 72 mil fotos e documentos digitalizados. Já realizou mais de 15 projetos na área de Educação e os projetos de Memória Institucional já são mais de 100. O Museu da Pessoa é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público com representantes em Portugal, EUA e Canadá. Essa rede internacional de histórias de vida tem como visão um mundo mais justo e democrático baseado na história de pessoas de todos os segmentos da sociedade. Tem como principais parceiros e apoiadores empresas como Ambev, Ashoka Empreendedores Sociais, Avina, Avon, BNDES, Canal Futura, CDI, Cia Vale do Rio Doce, Fundação Banco do Brasil, Fundação Bradesco, Grupo Pão de Açúcar, Instituto Algar, Instituto Votorantim, Instituto Wal-Mart, Odebrecht, Petrobras, SESC Nacional, SESC RJ, SESC SP, Toyota, Unimed RJ e Votorantim.

Festa Z
*Lançamento do livro Memórias de Brasileiros – Uma história em cada canto
Noite de autógrafos com dona Zenaide e Alexandre Guimarães Só de Castro
*Contação de Histórias pela a atriz Renata Ferreira
*Apresentação de Terno de Reis do Pântano do Sul
Dia 12 de dezembro de 2008, a partir das 19h
Local: Bar e restaurante Pedacinho do Céu
Praia do Pântano do Sul, 430, telefone 3237-7280
Ilha de Santa Catarina

Mais informações: Fernando Alexandre, jornalista, fones: (048)3237-7176 / 9621-1511
cobra.coralina@ig.com.br

Foto: Pântano do Sul / DEOLHONAILHA

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img