23.1 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Festas do Divino recebem apoio da Prefeitura Florianópolis

spot_img

Festas do Divino recebem apoio da Prefeitura Florianópolis

spot_imgspot_img

Prefeito Dário Berger e superintendente da Fundação Franklin Cascaes, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz,participaram da cerimônia de abertura oficial do ciclo de festividades que vai até setembro

A bandeira hasteada no pátio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) anuncia o Ciclo do Divino Espírito Santo em Florianópolis, uma tradição trazida pelos imigrantes açorianos em 1748, que sobrevive ao tempo.

A abertura oficial das festividades, em cumprimento à Lei Municipal nº 8010/2009, aconteceu na quarta-feira (8/06), com uma cerimônia no Forte Santa Bárbara, no Centro. Na ocasião, o prefeito Dário Berger formalizou o repasse de R$ 140 mil para as 14 festas que acontecem no município até setembro, e visitou a exposição “Divina Tradição”, com imagens dos festejos realizados em 2010. A solenidade contou ainda com o hasteamento da Bandeira do Divino e uma revoada de pombas brancas – aves que simbolizam o Espírito Santo.

“Não tenho dúvidas de que hoje estamos plantando a semente de uma nova era. A Festa do Divino foi idealizada na sua essência para unir as pessoas e eliminar desavenças, e para que possamos manter o espírito da solidariedade”, disse o prefeito Dário Berger, que parabenizou o vereador Edinon da Rosa (PSB) pela iniciativa de propor o Dia Municipal de Abertura Oficial das Festividades do Divino Espírito Santo. A data comemorativa, criada pela Lei nº 8010/2009, marca o início do ciclo de festejos no município, devendo ocorrer sempre na quarta-feira anterior ao Domingo de Pentecostes pelo calendário móvel da Igreja.

Por toda a cidade

Durante a cerimônia, o prefeito Dário Berger autorizou a liberação de ajuda financeira de R$ 10 mil a cada festividade, via convênio com a Fundação Franklin Cascaes. A primeira comunidade a receber os recursos foi a do Rio Tavares, representada pelo casal imperial Odair e Margarete da Cunha, que abriu o ciclo festivo no primeiro final de semana de junho.

Serão beneficiadas ainda as festas do Centro, Monte Verde, Ribeirão da Ilha, Estreito, Trindade, Prainha, Lagoa da Conceição, Pântano do Sul, Campeche, Barra da Lagoa, Santo Antônio de Lisboa, Rio Vermelho e Canasvieiras. “Todas as comunidades vão receber o apoio financeiro de forma fraterna para que essa seja preservada”, ponderou o superintendente Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.

Para a presidente da Casa dos Açores, Carin Machado, a liberação dos recursos e a organização de um calendário específico para o Ciclo do Divino, com uma cerimônia especial de abertura, contribuem de forma significativa para o fortalecimento dessa manifestação secular, presente em todas as comunidades açorianas espalhadas pelo mundo. “Este ato é muito importante porque as festas e as atividades que são realizadas ajudam a manter nossa identidade cultural de base açoriana, respeitando também as demais culturas em Florianópolis”, falou aos casais festeiros e convidados do evento.

No encerramento da solenidade foi aberta a exposição “Divina Tradição”, reunindo 60 fotografias nos tamanhos 18x25cm e 25x30cm, com imagens das festividades realizadas no ano anterior. O material destaca cortejos imperiais, celebrações, festeiros, e toda a simbologia que traduz a devoção das comunidades ao Espírito Santo. A mostra, no Forte Santa Bárbara, poderá ser visitada pelo público até as 19h desta sexta-feira, e depois estará à disposição para itinerar pelas localidades que integram o Ciclo do Divino.

Festas nas comunidades

Rio Tavares (03 a 05 de junho)

Centro (09 a 12 de junho)

Ribeirão da Ilha e Monte Verde (11 e 12 de junho)

Estreito (10 a 12 de junho)

Trindade (15 a 19 de junho)

Prainha e Lagoa da Conceição (18 e 19 de junho)

Pântano do Sul (24 a 26 de junho)

Campeche (09 e 10 de julho)

Barra da Lagoa (02 a 04 de setembro)

Santo Antonio de Lisboa (07 a 11 de setembro)

Rio Vermelho (09 a 11 de setembro)

Canasvieiras (23 a 25 de setembro)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img