14.2 C
fpolis
sexta-feira, agosto 19, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Festival Gastronômico Enchefs seleciona três catarinenses para a final nacional, em Macapá

spot_imgspot_img

Festival Gastronômico Enchefs seleciona três catarinenses para a final nacional, em Macapá

spot_imgspot_img

Prova aconteceu na última segunda-feira na cozinha da Faculdade Senac de Florianópolis

O Festival Enchefs 2022 já tem os seus vencedores em Santa Catarina. Três profissionais (duas chefs de cozinha e uma profissional de coquetelaria) foram escolhidos nesta segunda-feira (27), numa prova que teve como palco a cozinha da Faculdade Senac Florianópolis. Os selecionados irão participar da grande final do Prêmio Dólmã, o Oscar da gastronomia brasileira, que acontece em agosto em Macapá (AP).

A grande vencedora da categoria cozinha foi Maria do Nascimento Garcia (de Florianópolis), bacharel em gastronomia e professora de cozinha oriental. Tem experiência na área de gastronomia com ênfase em turismo e cozinha asiática. É chef executiva do Jun Kappo Sushi.

Durante a prova, Maria apresentou o prato “Acalento” e conta que a ideia veio das memórias de infância. “Eu fui criada em uma família numerosa, então para o prato eu pensei no caldo e nas coisas que temos mais acessíveis. Como vivia em uma colônia no Acre, sem energia elétrica, tudo precisava ser fresquinho. Assim, esse prato foi criado em cima dessa memória que eu tenho, por isso se chama “Acalento”, porque tem os sabores, o molho e o caldo que te abraçam”.

Maria trouxe essa lembrança para a regionalidade catarinense, por isso, esteve com pequenos produtores e fornecedores para colocar em um único prato tudo o que representa o estado. O prato conta com carne suína, aipim, porcini (cogumelo que cresce em abundância na Serra Catarinense) e ostra.

O segundo lugar foi para Camila Figueredo (de Joinville), que trouxe um prato pensado a partir do pirão, uma comida afetiva em Santa Catarina. “Esse pirão teve uma pegada mais de um cassoulet e eu trabalhei também com uma junção terra e mar, pois isso representa muito Santa Catarina”. Assim, Camila utilizou o camarão rosa, erva baleeira, farofa com pão de fermentação natural, granulado de linguiça Blumenau e de ova de tainha.  

A edição contou também com a categoria coquetelaria, que foi vencida por Carolina Feijó (de Florianópolis). O drink apresentado levou em sua composição vodka envelhecida, licor de maçã, xarope de maracujá e vermouth de pinhão. “Para esse drink eu trouxe os quatro cantos de Santa Catarina: o Sul do estado com a maçã, vinho de Nova Trento, o pinhão da Serra e a vodka de Blumenau. Minha ideia foi trazer todas as culturas para serem degustadas em um único gole”, conta.

Essa foi a segunda vez que o Estado recebeu o Enchefs, uma iniciativa da embaixadora e coordenadora do festival no Estado, a renomada chef Janete Borges, vencedora do concurso de 2019 e participante do reality Mestre do Sabor. Para Janete, o nível dos competidores impressionou. “A competição foi bem acirrada e todos os competidores trouxeram muitas técnicas e ingredientes bacanas. Dá para perceber que foi tudo muito bem pensado”, analisa.

Além do Senac SC, são apoiadores do Enchefs: Observatório da Gastronomia Senac SC, Camila Gallo Comunicação e Amplocom Comunicação, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau e Sebrae.

editor.deolhonailhahttps://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img

Leia mais