27.7 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Florianópolis: segunda melhor cidade do Brasil para empreender

spot_img

Florianópolis: segunda melhor cidade do Brasil para empreender

spot_imgspot_img

Por Renato Moreira, contador e consultor empresarial – Moreira Mendes

Segundo a Endeavor, Florianópolis é a Segunda Melhor Cidade do Brasil para Empreender, principalmente em um dos setores mais promissores do da cidade, o de tecnologia. Queridinha dos jovens promissores statupeiros, muitas das mais importantes Startups do Brasil nasceram ou se consolidaram na cidade. Com programas de incentivos fiscais, muito atrativos, a prefeitura da cidade tem sido ótima parceira para a atividade. Além disso, muitas incubadoras e aceleradoras estão sediadas na cidade e isso fortalece ainda mais o setor que tende a se consolidar no mercado em um prazo muito menor que as demais atividades.

Mas nem tudo são flores nesse mercado. Um mercado que tem muita concorrência e cada vez menos espaço para aventureiros, tem destruído sonhos em uma velocidade muito maior que uma empresa de atividades mais tradicionais no mercado. No meio da tecnologia, ou você mostra resultados em um curto período de tempo, ou está fadado a fracassar.

Cada vez mais, ser apenas disruptivo já não é o único ponto de uma empresa inovadora. Investidores têm olhado para a capacidade de gestão dos idealizadores. Demonstrar, apresentar resultados e um plano bem estruturado de assertividade financeira é o novo nome do jogo. No fim, o retorno financeiro é o que importa para o mercado em geral. Quanto mais maduro, maiores são as chances de atingir o sucesso no mundo dos negócios.

Gestão financeira é um grande desafio para esse time de jovens empreendedores. Temos visto em muitos dos empreendedores que nos procuram uma necessidade de conectar-se com consultorias que façam aquilo que talvez ainda seja uma debilidade de seus negócios. A terceirização da operação financeira, além de menos custosa, pode ser muito mais assertiva, pois contará com uma equipe de profissionais mais experientes para orientação e direção. Isso pode ser um diferencial na hora de apresentar suas iniciativas para um grupo de investidores.

Um negócio que não tenha um plano bem estruturado, principalmente que demonstre quando atingirá seu Break Even (conto de equilíbrio), ou seja, quando começará a pagar suas contas com suas receitas próprias. Apresentar KPIs (Do inglês key performance indicator, é um termo para designar as métricas de performance de um projeto ou processo dentro da startup) financeiros. Definitivamente, se você quer jogar esse jogo, precisa estar cada vez mais preparado. Demonstrar segurança e assertividade não é mais uma opção, é uma necessidade.

Henry Ford, em uma disputa judicial onde queria provar que não era ignorante, disse que em sua mesa havia um botão que o conectava com pessoas com habilidades e respostas para as mais diversas soluções, Napoleon Hill chamou de “mente mestra”. Ou seja, você pode se conectar com pessoas que possuem as habilidades que você ainda não possui. Ter a convicção de que está preparado é a certeza de que tem no core necessário para apresentar suas ideias. Isso lhe fará sair na frente em um jogo que ganha quem sair na frente.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img