20.8 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

FIESC realiza Encontro Catarinense da Indústria nos dias 21 e 22 de maio

spot_img

FIESC realiza Encontro Catarinense da Indústria nos dias 21 e 22 de maio

spot_imgspot_img

Com o Tema “Superando Desafios” a FIESC realiza nos dias 21 e 22 de maio o Encontro Catarinense da Indústria 2009. Entre os assuntos que serão debatidos durante o evento estão a importância da gestão para enfrentar a crise e da comunicação para o relacionamento empresarial, além do mercado de trabalho no ambiente sindical.

O Encontro, que será realizado no Centro de Eventos do Sistema FIESC em Florianópolis, reunirá presidentes e delegados dos sindicatos filiados à Federação e vai preparar a participação catarinense no Encontro Nacional da Indústria, no segundo semestre. O objetivo é propiciar aos empresários e sindicatos de indústrias do estado a oportunidade de debater temas atuais e importantes para fortalecer o associativismo e ajudar na tomada de decisão nas empresas.

No dia 21, a partir das 15 horas, serão apresentados três painéis. A primeira palestra será do jornalista e âncora da rádio CBN nacional e da TV Cultura, Heródoto Barbeiro, que abordará a importância da comunicação para as relações empresariais. Depois, o professor Hélio Zylberstajn, doutor em relações industriais e presidente da Associação Instituto Brasileiro de Relações de Emprego e Trabalho (IBRET), vai falar sobre o impacto da crise econômica no mercado de trabalho. A programação de debates se encerra com o diretor-presidente da Tupy, Luiz Tarquínio Sardinha Ferro, que vai fazer apresentação sobre a importância da gestão para enfrentar a crise.

No dia 22 o evento começará às 8h30 com a reunião mensal de diretoria. A partir das 10h30 ocorrerá a entrega da Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), além do Mérito Sindical de Santa Catarina, que será concedido a seis sindicatos.

Cinco empresários serão condecorados com a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, a mais importante homenagem da indústria catarinense. Eles se destacaram pelas suas contribuições no desenvolvimento do estado. São eles: Ingo Fischer, Jair Philippi, Rolf Buddemeyer, Rui Hülse e Sérgio Rodrigues Alves. Neste ano, a Ordem do Mérito Industrial da CNI, mais alta condecoração da indústria nacional, será entregue a Francisco Amaury Olsen, da Tigre.

O Mérito Sindical de Santa Catarina será entregue ao Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias de Lages, que completa 50 anos de filiação, e será contemplado na categoria diamante; o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de São Bento do Sul, com 40 anos (categoria ouro); os sindicatos da Indústria de Panificação e Confeitaria de Joinville, da Indústria do Vestuário de Criciúma e das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de Santa Catarina, com 30 anos (categoria prata), além do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Tubarão, que completa 25 anos de filiação à FIESC (categoria bronze). O Mérito tem o objetivo de reconhecer os sindicatos que contribuem para o fortalecimento da representatividade empresarial catarinense e que permanecem filiados à FIESC por um longo período.

Confira abaixo a programação do evento

21 de maio (quinta-feira)
14h – Credenciamento com Welcome Coffee
15h – Abertura
15h10 – Palestras

A importância da comunicação para as relações empresariais
Palestrante: Heródoto Barbeiro: jornalista e âncora da rádio CBN nacional e da TV Cultura
Moderador: Glauco José Côrte – vice-presidente da FIESC

Impactos da crise econômica no mercado de trabalho: emprego, pautas sindicais e atitudes empresariais
Palestrante: Hélio Zylberstajn: doutor em relações industriais e presidente da Assoc. Instituto Brasileiro de Relações de Emprego e Trabalho (IBRET)
Moderador: Vicente Donini – diretor 1º secretário da FIESC

A importância da gestão para enfrentar a crise
Palestrante: Luiz Tarquínio Sardinha Ferro – diretor-presidente da Tupy Fundições
Moderador: Mario Cezar de Aguiar – diretor 2º secretário da FIESC

18h30 – Coquetel

22 de maio (sexta-feira)

8h30 – Welcome Coffee

9h – Reunião de Diretorias e Conselhos do Sistema FIESC

10h30 – Entrega das Ordens do Mérito Industrial de Santa Catarina e da CNI e do Mérito Sindical

12h30 – Almoço

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img