23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Filme ´Inquietude` é exibido na Mostra Grandes Diretores – Manoel de Oliveira

spot_img

Filme ´Inquietude` é exibido na Mostra Grandes Diretores – Manoel de Oliveira

spot_imgspot_img

Dando continuidade à mostra de cinema após o recesso escolar, acontece nesta terça-feira, dia 17/08, no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), a sessão do filme ´Inquietude` (1998) que integra a mostra “Grandes Diretores – Manoel de Oliveira”, premiado diretor português, homenageado no Festival de Cinema de Cannes, em 2008.

A mostra na Universidade é uma atividade de caráter didático-cultural, realizada pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC. As exibições começaram em abril e vão até 30 de novembro deste ano, sempre às terças-feiras, às 12h, seguida ou antecedida de eventuais debates. A mostra tem entrada gratuita e é aberta à comunidade.

O filme será exibido em DVD, utilizando projetor de alta resolução e uma tela apropriada para projeção, equipamentos especialmente instalados para esse fim no Teatro da Universidade. Os filmes dessa mostra fazem parte da coleção “Grandes Autores – Manoel de Oliveira”, contendo os DVDs e um livro, editada pela Lusomundo Audiovisuais.

Na página do DAC há link para o blog onde estão publicados os nomes e as sinopses de todos os filmes da mostra.

Inicialmente agendado para esta data, o filme ´O Convento` será apresentado em outra ocasião.

Sobre o filme ´Inquietude` (1998)
Tríptico composto da adaptação – a princípio improvável – de três textos heterogêneos: Os Imortais, peça teatral de Prista Monteiro, Suzy, romance de Antonio Patrício, e Mãe de Um Rio, narrativa mítica reformulada por Agustina Bessa-Luis. A primeira, em tom falsamente filosófico, se debruça sobre os tormentos de um velho pai que induz o filho ao suicídio para que ele passe à imortalidade. A segunda, com toques de romantismo, acompanha as desventuras de uma prostituta da região de Porto, nos anos 30, cortejada por um homem destroçado pelo amor. E a terceira, influenciada pelo estilo folclórico, narra a lenda de uma jovem que descobre ter dedos de ouro.

Duração: 108 min
Com: José Pinto, Luís Miguel Cintra, Isabel Ruth, Leonor Silveira, Rita Blanco, Diogo Dória
Festival de Cannes 1998 – Seleção Oficial
A mostra no Teatro da UFSC é organizada por Zeca Nunes Pires e Camila Casseano Damazio, numa realização do Departamento Artístico Cultural, da Secretaria de Cultura e Arte, da Universidade Federal de Santa Catarina, com o apoio da Pró-Reitoria de Infraestrutura da UFSC. Todos os filmes serão exibidos em DVD.

Serviço

O QUÊ: Apresentação do filme “Inquietude (1998)”, da Mostra de cinema Grandes Diretores – Manoel de Oliveira.
QUANDO: Dia 17 de agosto de 2010, terça-feira, às 12 horas. A mostra acontece até 30 de novembro de 2010, em todas as terças-feiras às 12 horas, seguida ou antecedida de eventuais debates.
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade
CONTATO: Departamento Artístico Cultural – DAC (48) 3721-9348 e 3721-9447 ou www.dac.ufsc.br e dac@dac.ufsc.br

Por [CW] DAC – SeCArte – UFSC, com material da coleção de DVDs e dos organizadores da mostra.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img