FIPA reúne especialistas do Brasil e de Portugal para debater a diversidade do patrimônio cultural e os desafios da preservação

VariedadesFIPA reúne especialistas do Brasil e de Portugal para debater a diversidade...

Villa Francioni abre a série Uvas e Vinhedos, que estreia nesta quarta-feira no canal Modo Viagem, da Globoplay

Vinícola pioneira em vinhos de altitude em Santa Catarina está entre as apresentadas pelo programa, que estreia às 20h30 desta quarta (4) no canal Modo Viagem.

Parque do Morro da Cruz ganha plano de manejo, com nove zonas e quase metade da área fechada à visitação

O Parque do Morro da Cruz, em Florianópolis, ganhou plano de manejo: nove zonas, 49,45% da área sem visitação e regras para o entorno. Veja o que muda.

A Corda em Si e Rodrigo Gudin Paiva levam “As Paredes Têm Ouvidos” a cinco cidades de SC, com shows gratuitos

Turnê começa em 12 de novembro, em Balneário Camboriú, passa por Joinville, Blumenau e Criciúma e chega a Florianópolis em 4 de dezembro, sempre às 19h, com ingressos gratuitos no Sympla.

ADIT Cidades reúne especialistas internacionais em Florianópolis para debater regeneração urbana, de 11 a 13 de novembro

Primeira edição do evento da ADIT Brasil e da Hurbana, no Passeio Primavera, discute retrofit, investimento em áreas consolidadas e espaços públicos com Ian Goldin, Gil Peñalosa, Tim Gill e Rute Ferreira.

Compartilhe

Fórum Internacional de Patrimônio Arquitetônico vai de 21 a 23 de julho, em Florianópolis

Como preservar o patrimônio cultural diante das transformações ambientais, urbanas e tecnológicas? A questão estará no centro dos debates do Fórum Internacional de Patrimônio Arquitetônico Brasil–Portugal (FIPA Brasil), que reúne especialistas, pesquisadores e profissionais dos dois países de 21 a 23 de julho, em Florianópolis.

O evento reforça os dez anos de cooperação entre Brasil e Portugal e a união dos arquitetos e urbanistas em torno dos desafios da preservação do patrimônio cultural. A 11ª edição do encontro conta com a participação do FIPA Brasil, Prefeitura de Florianópolis, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) e Universidade de Aveiro.

A programação está distribuída em quatro eixos temáticos: diversidade nas formas de manifestação do patrimônio cultural; diversidade no diagnóstico das patologias das edificações; diversidade nas estratégias de resiliência às mudanças climáticas; e diversidade na avaliação dos impactos ambientais sobre o patrimônio. Explorando o tema “Diversidades”, esta edição do FIPA Brasil destaca que o patrimônio cultural é material e imaterial, constituído por múltiplas manifestações presentes nas edificações, nas paisagens, nas técnicas construtivas e nas formas de fazer que atravessam gerações e ajudam a construir a memória coletiva.

“Em um cenário marcado por transformações ambientais, urbanas e tecnológicas, o diálogo entre diferentes países, instituições e profissionais torna-se essencial para a construção de novos caminhos para a preservação”, afirma a presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis Herden. Para a coordenadora do FIPA Brasil, Maria Rita Silveira de Paula Amoroso, o principal papel do Fórum é aproximar universidades, pesquisadores, instituições públicas e especialistas dos dois países envolvidos com a preservação do patrimônio cultural “O meu papel como coordenadora do FIPA Brasil é abrir portas e fazer com que as pessoas atravessem essa ponte dos dois lados. Essa sempre foi a finalidade do Fórum e vai continuar sendo. Essa é a missão do FIPA”, proclama.

Ao longo da sua trajetória, o Fórum consolidou-se como um ambiente de cooperação voltado à construção de redes de conhecimento e ao compartilhamento de experiências relacionadas à conservação e ao restauro. A escolha de Florianópolis como sede desta edição do FIPA Brasil dialoga com o contexto cultural da cidade, marcada pela presença da cultura açoriana e por diferentes manifestações do patrimônio cultural.

A programação inclui palestras, oficinas, apresentações de artigos científicos e exposição de pôsteres. No dia 20 de julho, a visita técnica à Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim será acompanhada da roda de conversa “Entre sambaquis, fortificações e memórias: arqueologia como prática de mediação em projetos de restauro”. Participam da atividade o professor doutor e arqueólogo Wagner Magalhães, da Universidade de São Paulo (USP); a arqueóloga Ane Catarina Sousa, vice-presidente de Patrimônio Cultural do ICOMOS Portugal; e o arqueólogo António Matias, da Câmara de Santarém, Portugal. A mediação será da arquiteta e urbanista Suzana de Souza, presidente da Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (ACCR) e conselheira estadual do CAU/SC.

Nesta edição, o Fórum também abre espaço para experiências e estudos relacionados ao patrimônio cultural catarinense, inserindo temas locais em um debate internacional que reúne contribuições de diferentes regiões do Brasil e de Portugal. Também estão previstas visitas guiadas ao Centro Histórico de Florianópolis e à cidade de Laguna, além de atividades culturais como a Roda de Rendeiras, no Largo da Alfândega, e a apresentação do Boi de Mamão. A programação inclui ainda uma exposição fotográfica em comemoração aos 100 anos da Ponte Hercílio Luz.

O FIPA Brasil integra a programação da 2ª Semana de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, que será realizada de 19 a 24 de julho de 2026, em Florianópolis. Paralelamente, será lançado o CAU Digital, nova plataforma de serviços do CAU/BR, e será assinado um acordo de cooperação entre entidades representativas do Mercosul sobre mobilidade profissional, exercício da arquitetura e urbanismo e cooperação entre os países do bloco. A programação está disponível no https://caubr.gov.br/fipa26/programacao/

Sobre o CAU/BR

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) é a autarquia federal que regula e fiscaliza o exercício profissional da arquitetura e do urbanismo. A instituição trabalha na promoção de políticas públicas integradas que assegurem o direito à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana e ao transporte de qualidade para a população.

**

SERVIÇO FIPA 2026:

21 a 23 de julho, em Florianópolis

Programação: https://caubr.gov.br/fipa26/programacao/

Abertura solene: 21.07, às 19:30, no Teatro Álvaro de Carvalho

Visita guiada: 19.07, às 13h, com saída da Ponte Hercílio Luz para o Mercado Público.