16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Florianópolis é a primeira cidade do mundo com lei que promove oficialmente a Semana da Língua Italiana

spot_img

Florianópolis é a primeira cidade do mundo com lei que promove oficialmente a Semana da Língua Italiana

spot_imgspot_img

A capital do estado de Santa Catarina, Florianópolis, é a primeira cidade do mundo a ter institucionalizada a Semana da Língua Italiana através de uma lei. A proposta foi aprovada em sessão da Câmara Municipal, ontem à tarde, e algumas horas depois sancionada pelo prefeito Gean Loureiro. A assinatura do documento ocorreu em evento realizado pela direção do Círculo Ítalo Brasileiro de Santa Catarina (CIB), no Restaurante Maremonti, e marcou o início das comemorações da XIX Settimana Della Lingua Italiana nel Mondo.

De acordo com o texto da lei número 10.635, a Semana da Língua Italiana tem como objetivos “valorizar  o patrimônio histórico, artístico cultural brasileiro e italiano” e “difundir a língua italiana”. Com essa nova lei, fica oficializada uma política de Estado que busca “promover ações como: palestras, debates, encontros, feiras, eventos e seminários com foco na temática para o público em geral”.

‘Além de proporcionar aos cidadâos acesso à cultura, história e conhecimento, essa lei significa o reconhecimento da presença italiana na nossa cidade’, disse a vice-presidente do CIB, Alessandra Carioni. Para ela, a aprovação da lei é também a demonstração de como é relevante a contribuição da etnia na formação da população brasileira e, principalmente, da importância do ensino da lingua italiana como instrumento de ligação e troca para o futuro    

Ao sancionar a lei, o prefeito Gean Loureiro falou de valorizar a diversidade de culturas na formação da cidade e sobre a população ser acolhedora em relação a todas as pessoas. Ele lembrou que Florianópolis tem forte influência açoriana, porém, entre outras culturas, há também participação de descendentes italianos, fato que agora passa a ser reconhecido por lei. “Com essa decisão (a assinatura da lei) vamos fortalecer nossos laços diplomáticos com a Itália, além de demonstrarmos nosso carinho à comunidade italiana com contribuições que já  já estão incorporadas no nosso cotidiano como a sua rica gastronomia”, disse o prefeito.

Roseli Pereira, superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, e que foi uma das defensoras da aprovação da lei, também comemorou a nova lei. “Significa reconhecer a influência italiana com a importância que tem na formação da nossa cidade e de Santa Catarina, que é um mosaico cultural com grande diversidade”.

Settimana em Florianópolis – Na edição deste ano de uma das maiores comemorações italianas, a Settimana Della Língua Italiana nel Mondo, o Círculo Italiano Brasileiro/SC está com uma intensa programação que inclui jantares, bate-papos com chefe nacionais e internacionais, workshops, palestras, shows musicais, apresentações teatrais, capacitação de professores, lançamento de livro, sorteio de bolsas de estudo, formatura de alunos e para encerrar comemoração do aniversário do CIB/SC, que agora em 2019 completa 34 anos.

A “Settimana della Lingua Italiana nel Mondo” é uma manifestação internacional promovida pela rede cultural e diplomática italiana todos os anos, na terceira semana de outubro, sobre um tema proposto pela Farnesina Ministério degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale, para a organização de um vasto programa cultural visando a difusão da língua italiana no mundo; dando vida a un diálogo intercultural com escritores, artistas, intelectuais e sociedade civil em diversos países.

Para esse ano o CIB-SC preparou uma novidade, o primeiro circuito gastronômico italiano, em homenagem à Setimana. O Circuito Gastronômico Italiano em Florianópolis – Un Boccone, pretende ser um instrumento de promoção para atrair pessoas, gerar indução turística, aumentar a renda e a visibilidade dos bares e restaurantes, através de lembranças e sensações. Foram confirmados 10 restaurantes italianos Jazzin, Bel Mangio, Forneria Santa Mônica (centro e Campinas/São José), Nonno Napo, Salve!, Bocca al lupo, Max Gelateria, Pão Italiano, Maremonti e Di Tutti.

Como um dos aspectos mais singulares da cultura, a gastronomia revela elementos da simbologia social cotidiana que constitui as tradições de um povo e forma um patrimônio que traduz o que não é dito, mas sentido. 

 
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img