18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Florianópolis já registrou quatro casos de dengue em 2013

spot_img

Florianópolis já registrou quatro casos de dengue em 2013

spot_imgspot_img

O município de Florianópolis já registrou quatro casos de dengue em 2013. Em Santa Catarina, já são 49 ocorrências, em 20 municípios (veja quadro abaixo). Preocupada com esta situação, a Secretaria de Estado de Saúde está programando uma capacitação para médicos com objetivo de prevenir e tratar a doença.

Foram registrados, no Estado, 461 focos do mosquito da dengue. Segundo a gerente de Vigilância e Zoonoses da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), Suzana Zeccer, a Região Oeste é a mais preocupante. A maior concentração de focos está em Chapecó.

As duas principais causas da disseminação do mosquito Aedes aegypti são as altas temperaturas associadas a chuvas intensas, comuns nesta época do ano. Suzana alerta que as condições propícias para a proliferação dos mosquitos devem se manter até março.

De acordo com o Programa de Controle da Dengue, os 49 catarinenses com confirmação de dengue foram infectados no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia , São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Acre, Amapá e Rio de Janeiro.

Capacitação

A Secretaria de Estado da Saúde está organizando uma capacitação para médicos com objetivo de prevenir e conter a dengue. Este treinamento será realizado por web conferência e estará disponível no site da secretaria para acessos futuros.

Como parte desta capacitação, já está no site da Secretaria da Saúde o Protocolo de Manejo Clínico da Dengue. Este manual trata dos casos suspeitos, como diagnosticar, como notificar a Vigilância Epidemiológica, investigação, quadros clínicos, manejos clínicos de pacientes em situação de risco, classificação de risco e classificação da dengue.

Casos confirmados

Arroio Trinta – 1
Blumenau – 6
Brusque – 1
Chapecó – 2
Concórdia – 1
Florianópolis – 4
Garopaba – 1
Itajaí – 5
Jaraguá do Sul – 7
Joinville – 10
Lages – 1
Navegantes – 1

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img