26.5 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Florianópolis recebe a 1ª Competição Internacional de Piano em 2010

spot_img

Florianópolis recebe a 1ª Competição Internacional de Piano em 2010

spot_imgspot_img

Em 2010, de 03 a 10 de Julho, acontecerá em Florianópolis, Sul do Brasil, o Primeiro Concurso Internacional de Piano de Santa Catarina.

Em visita ao Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, o prefeito de Florianópolis, Dário Berger, que acompanha a comitiva do governador Luiz Henrique da Silveira, inseriu no calendário turístico da Capital a 1ª Competição Internacional de Piano sob supervisão dos russos. O evento está programado para acontecer entre os dias 3 e 10 de julho de 2010, no Teatro Pedro Ivo Campos e reunirá jovens pianistas do mundo inteiro.

A comissão prevê premiações de até 30 mil dólares para o primeiro colocado, 20 mil para o segundo e 15 mil dólares para o terceiro colocado.

A colaboração russa na competição internacional de piano é apenas o começo de uma parceria do governador Luiz Henrique da Silveira, que pretende trazer para o Estado a música clássica, assim como fez com o Balé de Bolshoi. Inicialmente, seria implantado um ensino técnico e superior de musica erudita, em Blumenau, supervisionado pelo Conservatório Tchaikovsky que lecionaria de acordo com suas técnicas, estilo e formatação.

Acesse o site www.concursopiano-sc.com.br, conheça o regulamento da competição e obtenha todas as informações relacionadas ao evento.

Contatos

Por carta:
I Concurso Internacional de Piano de Santa Catarina
Rua Deodoro, 164 – Bloco A – Conj. 202 – Centro
88.010-020 – Florianópolis/SC – Brasil.

Por telefone:
(+ 55) 48-38796377

Por Skype:
concursopianosc

Por e-mail:
competition@concursopiano-sc.com.br
(A Secretaria do Concurso estará aberta das 8:30 às 18:00)


Mensagem do Governador Luis Henrique da Silveira

A Filosofia nos induz à aceitação de que o mundo da cultura é o mundo dos valores.

A Sociologia pretende que a cultura represente um modo de vida onde se inserem os comportamentos, os hábitos, os cultos, as ideologias.

A Antropologia acredita que a cultura pode ser o produto da elaboração humana voltada para a produção dos bens materiais e/ou espirituais, se opondo aos bens naturais oferecidos pela natureza.

Levando-se em conta a estrutura do Estado moderno, o conceito que mais se encaixa no modus operandi do Governo do Estado de Santa Catarina é o de Jack Lang, ex-ministro da Cultura da França de Mitterrand, segundo o qual “cultura é o aproveitamento social da inteligência humana”.

A grande pedagoga Maria Montessori costumava dizer que “a inteligência da criança observa amando e não com indiferença – isso é o que lhe permite ver o invisível”. A virtude maior do artista talvez seja essa – a de manter viva a capacidade de dar forma, cor e volume às sombras. E para quem pergunta o significado de sua obra, basta-lhe um pouco da graça poética de Mário Quintana: “Se alguém te perguntar o que quiseste dizer com um poema, pergunta-lhe o que Deus quis dizer com este mundo…”.

Num país castigado por tantas carências básicas, não é raro ouvir críticas ao apoio estatal às artes, consideradas manifestações elitistas. A esses críticos, pelo menos duas belas respostas podem ser dadas. A dos Titãs: “A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”, e a do escritor Frei Betto: “A vida brota de duas lavras: a da enxada e a das artes, bens materiais e simbólicos. A primeira dá sustento; a segunda, sentido”.

Apesar de ter bem claras as suas prioridades, voltadas, como não poderia deixar de ser, à inclusão social e emancipação do cidadão catarinense, o Governo do Estado não descuida do apoio à difusão dos bens simbólicos, patrimônio imaterial que nutre a alma e dá sentido ao futuro.

É por isso que apoiamos entusiasticamente a iniciativa da eminente pianista e professora russa radicada no Brasil Olga Kiun e de um de seus mais talentosos alunos, o catarinense Pablo Rossi, de realizar o I Concurso Internacional de Piano de Santa Catarina, cuja Comissão Julgadora será presidida pelo mundialmente aclamado pianista Arnaldo Cohen.

Transbordando de sua missão primordial, que diz respeito ao desenvolvimento econômico e social do Estado, o Governo considera igualmente relevante o fomento da cultura, incluindo Santa Catarina no circuito dos grandes eventos culturais.


Mensagem dos Organizadores

A R&R Classic, entidade sem fins lucrativos, com sede na cidade de Florianópolis/SC, fundada em 2005, dando continuidade à sua proposta de divulgar a música erudita de qualidade e com qualidade, resolveu ousar e apostar na ideia apresentada pela respeitada pianista russa Olga Kiun, radicada no Brasil há 16 anos.

Organizar a primeira edição do Concurso Internacional de Piano de Santa Catarina, tendo como sede a cidade de Florianópolis, é uma tarefa particularmente especial. O evento deve atrair o maior número possível de visitantes, proporcionar o encontro de talentos de altíssimo nível e o resultado não pode ser menor que o fascínio das belezas naturais que a ilha provoca em seus moradores e visitantes.

Organizar um evento dessa grandeza significa apostar no potencial de todos quantos dele participem como colaboradores e, principalmente, somar e explorar todas as possibilidades dentro da proposta apresentada. Significa direcionar todos os olhares para um único foco: a arte de tocar piano.

Vamos trabalhar para que o I Concurso Internacional de Piano de Santa Catarina seja lembrado como o grande marco da música erudita para piano no Sul do Brasil.

Dentre os vários atrativos para os participantes, o concurso entregará mais de 65 mil dólares de premiação em dinheiro, distribuídos entre os 6 finalistas, equiparando-se aos importantes concursos internacionais de piano.

O maior atrativo, no entanto, é a cobertura de despesas concedida aos 20 semifinalistas, referentes a passagens aéreas, hospedagem, traslado local e alimentação, enquanto fizerem parte do concurso.

Para os visitantes, o atrativo é a natureza exuberante do local, aliada à possibilidade de assistirem gratuitamente ao concerto de abertura do Concurso, às provas presenciais e ao concerto dos laureados, no fechamento do evento.

Quanto aos moradores de Florianópolis, uma oportunidade única de interação social, podendo vivenciar a música para piano em diferentes momentos.

Contamos com a hospitalidade dos catarinenses, assim como dos profissionais da rede hoteleira, turística, comercial. Enfim, contamos com o respaldo de todos os segmentos da sociedade. Temos plena convicção de que a cidade de Florianópolis possui amplas condições de servir de palco a esse importante evento e servirá de modelo para os demais municípios catarinenses que se habilitarão a sediar as próximas edições do Concurso Internacional de Piano de Santa Catarina.


Mensagem da Diretora Artística Olga Kiun

Todo jovem músico que inicia sua carreira profissional, especialmente de concertista, enfrenta muitas dificuldades nesse mercado concorrido e, às vezes, cruel. Ser dotado de excepcional talento e preparo não é suficiente. O grande desafio está em encontrar a oportunidade de ser ouvido, apreciado e comentado. Atualmente, uma das “portas” para esse mundo mágico e tão desejado são os concursos internacionais que acontecem em vários lugares do mundo.

O I Concurso Internacional de Piano de Santa Catarina foi criado com esse objetivo – oferecer a jovens de todas as nacionalidades a oportunidade de mostrar suas habilidades na arte de tocar piano.
Foi idealizado como forma de difundir a música para piano num Estado de cenários fascinantes e povo acolhedor. “Uma terra de mil jeitos, de belos e definitivos contrastes” é o cenário perfeito para reunir os melhores músicos de pianos vindos de todas as partes do mundo. Um povo acostumado a respeitar e vivenciar manifestações e tradições culturais será especialmente receptivo.

Uma das características deste concurso é seu aspecto itinerante. O Concurso Internacional de Piano deverá acontecer bienalmente, em cidades que comprovem condições artísticas e culturais de sediar tão importante evento. Como sede da primeira edição foi escolhida a capital catarinense – Florianópolis, por reunir as prerrogativas culturais necessárias para a realização do certame. A Ilha da Magia, como é conhecida a cidade de Florianópolis, abrirá suas portas a um evento inédito no Sul Brasileiro. Ser a sede do primeiro concurso internacional de piano significa não só servir de palco para concorrentes, jurados e ouvintes; significa principalmente investir na música erudita como instrumento de difusão e integração social. O I Concurso Internacional de Piano de Santa Catarina será uma oportunidade imperdível de se ouvir grandes pianistas reunidos em um único espaço – Teatro Governador Pedro Ivo Campos, e um privilégio de estar em um cenário de rara beleza – Florianópolis.


Florianópolis

Florianópolis, a Ilha-Capital de Santa Catarina, está localizada no centro-leste do Estado, a 475km de Porto Alegre, 696 km de São Paulo, 1.142 km do Rio de Janeiro, 1.549 km de Buenos Aires (Argentina), 1.360 km de Montevidéu (Uruguai) e 1.331 Km de Assunção (Paraguai).

O Aeroporto Internacional Hercílio Luz, distante 12 km do centro da cidade, é considerado um dos principais destinos brasileiros de turistas domésticos e internacionais, especialmente na temporada de verão, oferecendo voos diários para as principais cidades do país e Mercosul.

Seus codinomes, Floripa e Ilha da Magia, retratam a cidade de uma forma carinhosa e, às vezes, mística. Essa roupagem não a camufla, ao contrário, desvenda seus encantos e belezas, generosamente fascinantes.

Eleita pela ONU como a capital brasileira com a melhor qualidade de vida, Florianópolis oferece muitos atrativos turísticos e culturais a visitantes e moradores local: praias magníficas e variadas; paisagens paradisíacas; patrimônios históricos e ecológicos preservados, como a Ponte Hercílio Luz, as Fortalezas, as edificações históricas, as igrejas centenárias, a antiga Alfândega, o Mercado Público Municipal, o Palácio Cruz e Souza, a Lagoa do Peri, a Lagoinha do Leste, o Morro da Cruz, as dunas, as trilhas ecológicas, dentre outros.

A todas essas belezas aliam-se outros elementos: uma excelente rede de hotelaria de nível internacional; centenas de pousadas, flats, resorts, hospedarias e chalés de aluguel; e uma gastronomia peculiar. Os pratos a base de frutos do mar, em restaurantes simples e acolhedores, são a principal atração culinária de Florianópolis – considerada a maior produtora de ostras do Brasil. Entretanto, a cidade oferece também um grande número de restaurantes requintados, onde são servidos pratos da cozinha internacional, das mais variadas especialidades.

Embora o turismo seja a principal atividade econômica de Florianópolis, existem outras categorias que se destacam: os polos de tecnologia e informática, ocupando relevante lugar no contexto nacional, e o empreendedorismo inovador.

Mais de um milhão de pessoas passam por Floripa durante a temporada de verão. Além disso, a cordialidade de seu povo, as belezas naturais, a diversidade cultural e o elevado índice de desenvolvimento social fizeram com que estrangeiros e brasileiros de outros Estados escolhessem Florianópolis para morar. A fascinante Ilha da Magia convida a todos a conhecê-la!

Você quer saber mais sobre a cidade sede do concurso?

www.santur.sc.gov.br

http://www.youtube.com/watch?v=HLQFoUL44Ss

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img