17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Florianópolis recebe evento mundial sobre arte e sustentabilidade

spot_img

Florianópolis recebe evento mundial sobre arte e sustentabilidade

spot_imgspot_img

Artivism Route Week será realizado em cidades do Brasil, Estados Unidos, Portugal e Dinamarca entre os dias 11 e 18 de novembro

Olhar e refletir sobre o impacto de cada um de nós no meio ambiente é uma demanda recorrente dos dias atuais. E é justamente isto que propõe o Artivism Route Week 2019, que utilizará a arte para aproximar as pessoas deste tema essencial para nossa sociedade. As ações ocorrem entre os dias 11 e 18 de novembro, em sete cidades do mundo: Florianópolis, Recife, São Paulo, Lisboa (Portugal), Sønderborg (Dinamarca) e San Diego (USA). Todas as atividades são gratuitas. 

Encabeçada pela Organização Route Brasil, através do seu braço internacional, o Route Global, o Artivism Route Week reunirá 20 obras de artistas plásticos de várias partes do mundo, e que utilizaram da arte para questionar e conscientizar sobre os impactos dos nossos hábitos de consumo no meio ambiente. Além disto, a programação contempla painéis temáticos, shows e filmes.

De acordo com Simão Fellipe, Presidente e fundador da Route, esta é uma oportunidade de conectar pessoas que utilizam da sua arte como um canal de conscientização e valorização dos resíduos que são descartados de forma irregular. “O uso de resíduos nas mais diversas formas de arte é uma realidade crescente no mundo, e para esta segunda edição do Artivism, preparamos uma semana com linguagens e possibilidades artísticas ampliadas, tendo uma visão de como gerar valor, questionar e educar as pessoas durante uma semana de arte”, destaca Simão.

Em Florianópolis, a programação inicia na segunda-feira (11/11) com a abertura da exposição coletiva com trabalhos de vários artistas: Alucinandinho, Dierã Marques, Coletivo Janus, Neiciclagem, Juan Mandala, Banasbel e Ro Giuntini, todos da capital catarinense; além de Eládio Ferreira, de Recife (foto 02); Debora Muszkat, da Dinamarca; Richard e Judith e Weston Fuller e Janes S. Jones, da Califórnia (foto 01), dentre outros. Também será exibido o curta-metragem “MSGR / 401 – 02”, do artista plástico catarinense Dierã Marques, e na sequência o Artivism Route Week realiza uma bate-papo conduzido pelo próprio artista e a dinamarquesa Debora Muszkat.

Aliás, a convidada internacional é artista multimídia e desde 1984 trabalha com reciclagem de vidro como meio de expressão artística. Débora é a principal artista do ARW’19 Dinamarca e durante a sua passagem por Florianópolis fará uma oficina com a artista Ro Giuntini, para, juntas, darem vida a passarinhos de vidro, utilizando processos em garrafas de vidros.

Já na terça-feira (12), a mestre em química Glaucia Olivatto participa do painel sobre o impacto do nosso consumo no meio-ambiente, a partir das 19h, na Softplan, em Canasvieiras. Um mutirão de limpeza também está programado para o dia 16 (sábado), às 14h, na Praia Mole. Entre tantas atividades, o Artivism ainda vai reunir os artistas locais para um encontro no dia 17/11, às 17h, no Espaço Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC). O Artivism Route Week é uma realização da Organização Route Brasil e Route Global, com apoio do Governo de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Cultura e MIS- SC; SEBRAE, Softplan, Selina Floripa, Bar deRaiz, Casa48, Faial Prime Suites, ImpactHub Floripa, Instituto Çarakura, Kai, O Padeiro de Sevilha, The Search House e Tree Angle.

 

Confira a programação completa:

 

Data: 11/11
O quê:  “A ARTE”
Local: CIC – Centro Integrado de Cultura  (Agronômica)
17h45 – RODA ROUTE EM FRENTE AO CIC
20h – ABERTURA OFICIAL ARW 19 – com Curta-metragem do artista Dierã Marques e PAINEL Debate com artistas Debora Muszkat e Dierã Marques
21h30 – COQUETEL DE ABERTURA DA EXPOSIÇÃO – Espaço Lindolf Bell (CIC)

Data: 12/11
O quê:  “O IMPACTO”
Local: SOFTPLAN – (Sapiens Parque -Canasvieiras)
19h – ABERTURA
19h30 – Palestra  “Contaminação ambiental por microplásticos e outros poluentes emergentes” com Glaucia Olivatto
20h15 – PAINEL “O impacto do nosso consumo” com Glaucia Olivatto (USP/Route), Kerexu Yxapyr (liderança indígena), Mara Jane Saccon (Route) e Juliana Leonel (UFSC)
22h – COQUETEL de encerramento

Data: 13/11
O quê: “AS SOLUÇÕES”
Local: IMPACT HUB (Rio Tavares)
19h ABERTURA
19h30 – PALESTRA “Plásticos e meio ambiente: procurando soluções”, com Marco de Paoli (Unicamp)
20h15 – PAINEL “As soluções para o impacto do nosso consumo”, com Marco de Paoli (Unicamp), João Carlos de Godoy (Oeko) e Reinoldo Miranda (Route)
22h – COQUETEL de encerramento

Data: 14/11
O quê: “A POLÍTICA”
Local: SEBRAE LAB (João Paulo)
19h – ABERTURA
19h30 – PAINEL  “O que os administradores públicos estão fazendo pelo amanhã?” com os Vereadores de Florianópolis Marcos José de Abreu – Marquito e Pedro de Assis Silvestre – Pedrão, e Andrea de Oliveira (Instituto ÇaraKura)
22h – COQUETEL de encerramento

Data: 15/11
O quê:  “A ROUTE”
Local: SELINA FLORIPA (Praia Mole)
14h – ABERTURA
19h – Conexão RIO-FLORIPA- Painel  Time Route “Dados e informativos”
23h – FESTA OFICIAL ARW 19, no Bar DeRaiz (em frente às Dunas da Joaquina) com show da banda John Bala Jones

Data: 16/11
O quê:  “DIA ROUTE PRAIA”
Local: PRAIA MOLE
14h – DIA ROUTE PRAIA (Ação de Limpeza de praia) – Praia Mole
18h – Sarau

Data: 17/11
O quê:  “FAMÍLIA ARW CONVIDA”
Local: CIC – Centro Integrado de Cultura (Agronômica)
17h – Encontro com os artistas locais ARW 19 – Espaço Lindolf Bell

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img