Florianópolis, 20 de julho de 2024

Florianópolis recebe jovens que trocam férias por voluntariado

spot_img

Compartilhe

Cerca de 60 estudantes realizam visitas, oficinas com crianças e ações comunitárias durante o período

Missão Solidária Marista foto/divulgação

O mês de julho costuma ser esperado pelos jovens para o período de férias escolares. Há quase 20 anos, os dias de recesso têm outro significado para os estudantes do Ensino Médio do Marista Brasil. Eles trocam o descanso por atividades de voluntariado em comunidades com alguma situação de vulnerabilidade social. Neste ano, cerca de 120 pessoas estão envolvidas na Missão Solidária Marista, entre os dias 15 e 21 de julho, que engloba visitas comunitárias, oficinas de recreação com crianças e ações de gesto concreto na cidade de Florianópolis (SC).

A iniciativa acontece anualmente, com os alunos dos Colégios Maristas, Escolas Champagnat e Marista Escolas Sociais. Ao todo mais de 20 cidades participam do projeto levando seus estudantes para realizar oficinas educativas e lúdicas, reformas e manutenções na infraestrutura de ambientes da comunidade.

O voluntariado contribui para a experiência de educação para a solidariedade, proposta que foi inspirada na Campanha da Fraternidade de 2024 e na frase do Papa Francisco: “Somente o rosto do outro é capaz de despertar o melhor em nós”. “A proposta é motivar a participação dos estudantes nesta experiência, a partir da cultura do encontro, como oportunidade de aprendizagem gerando engajamento solidário formando para o exercício da cidadania. A Missão Solidária Marista proporciona a vivência e o encontro de realidades distintas, que juntas conseguem encontrar um ponto de diálogo, apoio e solidariedade”, reflete Irmão Paulo Soares, gerente de Identidade, Missão e Vocação do Marista Brasil.

Educação para a solidariedade

Os jovens são recebidos por educadores e alunos das unidades do Marista Escolas Sociais, que atendem gratuitamente mais de 9 mil alunos em 22 escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade social. As Escolas utilizadas como referência para a Missão tornam-se espaço de aprendizagem e fortalecimento de vínculos para todos que participam da experiência. “O projeto tem como objetivo fomentar o engajamento social dos estudantes maristas a partir da ética cristã, despertando para o voluntariado e promovendo o encontro e o aprendizado sobre toda e qualquer garantia de direitos de crianças, adolescentes e jovens. Nessa semana, os estudantes vão conhecer, visitar e atuar em atividades que proporcionam bem estar e impacto positivo nas comunidades”, revela Matheus Henrique Alves, coordenador da área de evangelização do Marista Brasil.

Em Florianópolis (SC) , estudantes de Criciúma, Joaçaba, São José, Chapecó e Jaraguá do Sul e Curitiba serão recebidos no Marista Escola Social Lucia Mayvorne, localizado no Mont Serrat e Alta da Caieira. “É uma alegria partilhar a experiência da missão, apresentar a comunidade do entorno para esses jovens, e também promover essa cultura de diálogo, formação, essas ações e o voluntariado podem deixar marcas para uma vida inteira”. reflete Fraya da Cunha, diretora da unidade.

Promovendo um gesto concreto

Além de momentos de partilha, visitas comunitárias, escuta e diálogo com os moradores, os jovens se reúnem para realizar melhorias em alguns ambientes. Em Florianópolis (SC) os voluntários irão pintar salas, portas, janelas e farão a organização dos equipamentos e móveis (da própria instituição). Também será realizada a limpeza da Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social, a organização das hortas comunitárias e produção de sabão e detergentes na ocupação Mariele Franco. No Asilo São Joaquim, serão realizadas melhorias como pintura de sala e banheiros e ambientação dos quartos (organização de bancadas, camas e outras pequenas manutenções). Além disso, os estudantes vão revitalizar os espaços com manutenção da gruta ecológica da unidade (seixos marrons, estrada com britas e passadeiras de madeiras e cordas) e limpeza geral do espaço.

Informações Missão Solidária 2024 – de 15 a 21 de julho

Florianópolis (SC)

Total de participantes: 100 aproximadamente

Local:Marista Escola Social Lúcia Mayvorne– Florianópolis-SC – Rua General Vieira da Rosa, S/N – Centro, Florianópolis SC

Gesto concreto:

Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social – AEBAS – Pintura de salas, portas, janelas e organização com equipamentos e móveis (da própria instituição), limpeza, manutenção, etc.

  • Ocupação Mariele Franco – Organização de horta comunitária com três canteiros de hortaliças; e produção de sabão e detergentes.
  • Asilo São Joaquim: Pintura de sala e banheiros, quartos para ambientar (organização de bancadas, camas e outras pequenas manutenções).
  • Gruta e Área Ecológica (Marista Lúcia Mayvorne): Revitalização de espaço, com manutenção de gruta (seixos marrons, estrada com britas e passadeiras de madeiras e cordas) e limpeza geral do espaço (plantio etc.).