23.2 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Mouvere Cia de Dança Contemporânea estará em Florianópolis nesta quarta-feira

spot_img

Mouvere Cia de Dança Contemporânea estará em Florianópolis nesta quarta-feira

spot_imgspot_img

Mouvere Cia de Dança Contemporânea apresentará a peça "Desvio", na quarta-feira, 1°, nas ruas do Estreito, na região continental de Florianópolis, ao meio dia. A apresentação também ocorrerá na Arena do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), às 15h. Em caso de chuva, essa apresentação ocorrerá no Hall do Bloco Amarelo.As informações são da Assessoria de Imprensa da Udesc. 

O espetáculo foi escrito em dois formatos: "Desvio Cena", que será apresentado na Udesc, é um espetáculo coreográfico realizado em espaços públicos do meio urbano, como estacionamentos, praças etc; e "Desvio Sinal", que será exibido no mesmo dia, às 12h, em frente à unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) no Bairro Estreito, é uma interferência coreográfica de improviso feita em espaços onde os transeuntes têm seu deslocamento detido pelos semáforos.

A diretora-geral Jussara Miranda concebeu o espetáculo em 2012 a partir de pesquisa em três bairros de Porto Alegre, de diferentes características econômicas, sociais e geográficas.

Inspirado em ações corporais ordinárias de transeuntes na relação com o trânsito, a criação do projeto teve três etapas: pesquisa e coleta de material sobre a performance cotidiana nos semáforos das ruas de Porto Alegre; votação pública eletrônica para selecionar os matérias coreográficos; e montagem final, respeitando a escolha do público-votante, realizada por Jussara e pelos diretores Diego Mac e Jezebel de Carli.

Desde a idealização, as coreografias foram destinadas à exibição em espaços da cidade, onde o acesso do público fosse o mais livre possível e o espaço da performance fosse compartilhado com o cenário arquitetônico. O espetáculo é caminhante, quebrando com a ordem fixa e se desloca pela rua e pelos espaços públicos.

Vencedora do Prêmio Funarte Artes na Rua 2013, do Ministério da Cultura (Minc), a companhia iniciou a turnê do espetáculo pelo Sul do Brasil em 2014, com apresentações em Canoas (RS) e Santa Maria (RS). Em 2015, o grupo já esteve em Joinville, atualmente está em Curitiba e passará também por Londrina (PR). Florianópolis encerrará o ciclo de apresentações.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img