23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Florianópolis registra nova alta no custo de vida em julho

spot_img

Florianópolis registra nova alta no custo de vida em julho

spot_imgspot_img

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) e o Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgaram nesta sexta-feira, 5, o Índice de Custo de Vida na Capital em julho: 0,87%.

A pesquisa mostra que o resultado foi 0,49 ponto percentual superior ao de julho de 2015 (que registrou 0,38%) e, em comparação com o mês anterior, também houve aumento, de 0,57 ponto percentual – junho teve alta de 0,30%. A variação acumulada nos últimos doze meses é de 9,83% e, nos primeiros sete meses deste ano, a soma alcançou 5,78%.

Dos principais grupos que compõem o índice, foi registrada alta em Alimentação (0,73%), Produtos Não Alimentares (2,41%) e Outros Serviços (0,34%) – apenas o grupo Serviços Públicos não apresentou variação. O aumento no grupo Alimentação foi puxado pelos subgrupos Produtos Industrializados (1,34%) e Produtos de Elaboração Primária (0,83%), apesar da redução de 1,91% no subgrupo dos produtos hortifrutigranjeiros. Entre os itens que tiveram aumentos mais expressivos na Capital no período estão o feijão preto (22,26%) e o leite natural (12,34%).

Os dados para o índice do mês foram coletados entre 1 e 30 de julho de 2016. Confira o relatório mensal e a série histórica do IPC da Capital na página do Custo de Vida, no portal da Udesc Esag.

Sobre o índice

O Índice de Preços ao Consumidor (Custo de Vida) de Florianópolis é calculado desde 1968 pela Udesc Esag, em trabalho coordenado pelo administrador Hercílio Fernandes Neto, egresso da instituição. Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância de cada produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img