20.4 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Florianópolis será palco de evento inédito no Sul do Brasil

spot_img

Florianópolis será palco de evento inédito no Sul do Brasil

spot_imgspot_img

A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável realizará a partir de sábado (1º/8), até o dia 17 de agosto, no Floripa Shopping, a exposição “Matemáticas Experimentais”, em comemoração ao ano da França no Brasil. A abertura oficial do evento acontece na segunda-feira (3), às 12 horas.

Florianópolis será a única cidade do Sul do país a receber o evento, lançado em 2000, com o objetivo de popularizar a matemática e motivar os jovens a ter um maior interesse pelas Ciências, incentivando, assim, a formação de futuros engenheiros, físicos, programadores, etc. Com o apoio da Unesco e várias instituições internacionais, em 2006, foi proposto a evolução da ideia com exibições itinerantes pelo mundo. A exposição já foi vista por cerca de 200 mil pessoas, em 20 países.

Seguindo a tradição firmada pelo mundo, em Santa Catarina, a exposição será destina a jovens a partir de 10 anos, de escolas públicas e privadas, professores de matemática e ciências, assim como pais interessados em motivar seus filhos nas áreas das ciências exatas. A SDS, organizadora do evento, e os apoiadores (Governo Federal, Unesco, Embaixada da França, Fapesc, Consecti, Prefeitura Municipal de Florianópolis, UFSC, Aliança Francesa, Sucesu/SC, Floripa Shopping, Centre Science, SESC, Artista Plástico Pita Camargo, Palmsoft, SC Games e Secretaria de Estado da Educação) preveem um público diário de 600 pessoas, ou seja, 10 mil pessoas durante os 17 dias de exposição, além da participação de 50 escolas de 10 cidades catarinenses.

Para que a exibição seja mais interessante e atrativa ao público jovem, os conteúdos serão editados para que os participantes interajam manualmente com os objetos, figuras e demonstrações como: experiências virtuais em computadores; 6 a 8 modelos ou objetos para manipulação pelos visitantes; 27 pôsteres e 27 experiências; material informativo e folders. Para isso foi treinado um grupo de monitores capacitados (professores, alunos universitários dos cursos de matemática e design).

O secretário da SDS e membro do Conselho dos Secretários de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), Onofre Santo Agostini, diz que a iniciativa é de extrema importância para alunos, professores e população em geral, uma vez que aproxima, de maneira agradável, a aplicação da teoria frente ao cidadão, exemplificando, na prática, sua importância e função. “A exposição, com toda certeza, trará um estímulo maior aos alunos que pensam em se profissionalizar nas áreas das Ciências Exatas”, conclui Agostini.

No sábado (1) e na terça-feira (4) acontece um curso para professores da rede pública de ensino, que será ministrado pelo professor francês, Francis Dupouis. O curso vai das 8 às 17h, no Floripa Shopping. Na terça-feira, às 18 horas, o cônsul honorário da França, Francisco Borghoff e o presidente do Centro Internacional ao Meio Ambiente, Michel Prieur, visitarão o evento.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img