16.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Florianópolis terá curso de Administração Pública sob coordenação francesa

spot_img

Florianópolis terá curso de Administração Pública sob coordenação francesa

spot_imgspot_img

Governador Luiz Henrique assina termo de compromisso para instalação do primeiro curso da Escola de Administração Pública do Estado – ENA/SC (École Nationale d’Administration, da sigla em francês).

Santa Catarina terá em agosto de 2009 um curso de Administração Pública sob coordenação da École Nationale d’Administration (ENA, da sigla em francês), instituição francesa considerada referência mundial em gestão pública. O termo de cooperação para instalação do curso na capital catarinense foi assinado na sede da escola em Paris na manhã desta quinta-feira (13) entre o governador Luiz Henrique; o presidente da ENA, Bernard Bonnet; o reitor da Udesc, Sebastião Lopes Melo; e o diretor de Relações Internacionais da ENA, Phillip Meastelic.

“O momento é oportuno para que tenhamos uma escola de excelência voltada para a administração pública em nosso País, com a experiência dos franceses”, disse o governador ao anunciar que será construído um prédio da instituição no Sapiens Park, localizado no Norte da Ilha. Até a conclusão da obra, as aulas serão ministradas na Universidade do Estado de SC (Udesc). “O espaço será projetado por um arquiteto francês para seguir os padrões de modernidade e exigência dos franceses, com referências desde a Segunda Guerra Mundial, época em que a escola foi criada”, explicou Luiz Henrique.

“Com a crise econômica internacional, o papel do estado rejuvenesceu. Por isso, é importante cuidar da administração destes estados”, apontou Bernard Bonnet. A escola já possui cursos em algumas cidades da América Latina, mas Florianópolis sediará a coordenação e administração de estudos da ENA. O primeiro-ministro francês, François Fillon, poderá visitar a capital na época da inauguração do curso quando também será comemorado o Ano da França no Brasil.

Para o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado (Fapesc), Diomário Queiroz, a entrada da ENA no Sapiens Park será importante para impulsionar a construção de outros empreendimentos no local. O reitor da Udesc, Sebastião Lopes Melo, confirmou estar muito entusiasmado com todo o processo de instalação da instituição francesa. “O curso irá se somar à excelência do nosso Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas, a Esag, terceira maior escola de Administração no Brasil”, ressaltou, acompanhado do diretor-geral da Esag, Rubens Araújo de Oliveira.

ENA – A escola francesa de administração foi criada em 1945, por Charles de Gaulle, na época presidente da França, com o intuito de democratizar o acesso ao serviço civil. A instituição é considerada um símbolo da meritocracia republicana, oferecendo aos alunos acesso às mais altas posições administrativas governamentais. Cerca de 90 alunos se formam por ano. Entre os graduados da ENA, está o ex-presidente francês, Jacques Chirac.

Acompanham ainda a missão européia os secretários regional da Grande Florianópolis, Valter Gallina; da Saúde, Carmen Zanotto, e o prefeito eleito da Capital, Dário Berger. A comitiva encerrou nesta quinta-feira missão na Europa. À noite, seguirá para Marrakech, no Marrocos, onde apresentará as potencialidades do Estado a empresários e investidores africanos.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img