25 C
fpolis
terça-feira, março 19, 2024

Florianópolis vai receber maior evento de turismo do mundo

spot_img

Florianópolis vai receber maior evento de turismo do mundo

spot_imgspot_img

Cerca de 700 empresários internacionais devem se reunir na Capital em 2009

A capital catarinense será a sede mundial de turismo em 2009. Em Londres, na tarde desta-segunda-feira, o governador Luiz Henrique da Silveira assinou o contrato para realização do 9º Fórum Mundial de Turismo (Global Travel and Tourism Summit), uma parceria entre o governo do Estado, Embratur e iniciativa privada.

O encontro é o maior evento empresarial do setor, promovido pelo Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC em inglês), e tem como membros os executivos das 100 empresas líderes do segmento, responsáveis pela geração de quase 300 milhões de empregos e que responde por 10,4% do PIB mundial. Essa será a primeira vez que o evento será realizado na América Latina, entre 13 e 15 de maio, com a presença de 700 empresários internacionais.

— Não há pretensão em dizer que, durante três dias, em maio do ano que vem, Florianópolis e o Estado de Santa Catarina estarão no topo de uma cadeia econômica imprescindível para o desenvolvimento — afirmou o presidente do WTTC, o francês Jean-Claude Baumgarten.

Ele prefere não falar de crise financeira. Considera-se um homem privilegiado por ter participado do Painel RBS, em julho passado, na Capital. Por isso, quando autoridades e convidados, entre eles o ex-técnico da Seleção Brasileira Luís Felipe Scolari, se acotovelaram para acompanhar a assinatura que formalizou o congresso, Baumgarten fez questão de lembrar da beleza, potencial e da recepção que teve em Florianópolis.

O ato de assinatura ocorreu no estande montado pela Embratur, uma estrutura de 750 metros quadrados e que foi projetado com as mesmas curvas imortalizadas na obra de Oscar Niemeyer, com painéis gigantescos do Brasil e com forte referência à Santa Catarina. Tudo isso no Parque Excel, a 40 minutos da área central da capital inglesa, preparado para receber, entre outros eventos, a Olimpíada de 2012.

— Estamos dando um passo decisivo para colocar não só o Estado e Florianópolis, minha terra natal, em outro patamar de visibilidade — declarou Jeanine Pires, presidente da Embratur.

Grupo RBS assina contrato de parceria

Pouco antes do início da assinatura do contrato, Marcos Barboza, diretor Institucional do Grupo RBS em Santa Catarina, formalizou um contrato com o WTTC de parceria de mídia do evento. A participação, segundo Barboza, se dará pela concessão de mídia em todos os veículos do Grupo RBS.

— Santa Catarina dará um salto com este evento. E nossa atuação, que teve início com a realização do Painel RBS, será a de dar o total apoio à iniciativa — reforçou Barboza.

O governador, Jeanine Pires e Baumgarten convidarão o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar do fórum. A audiência está prevista para 27 deste mês, em Brasília.

— A capital de Santa Catarina será outra cidade depois desta convenção internacional e também estará muito mais preparada para ser uma das sedes da Copa do Mundo em 2014 — declarou Luiz Henrique.

Por Roberto Azevedo | roberto.azevedo@diario.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais