23.2 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Florianópolis vai receber o 4º Fórum Liberdade e Democracia em março

spot_img

Florianópolis vai receber o 4º Fórum Liberdade e Democracia em março

spot_imgspot_img
Grandes nomes como Lawrence Reed, Gustavo Franco, Zeina Latif e Alexandre Schwartsman são presenças confirmadas no 4º Fórum Liberdade e Democracia, que será realizado no dia 14 de março (quinta-feira), das 13h30 às 19h30, na Associação Catarinense de Medicina (ACM), na Capital. No ano passado, o evento, o maior do Estado a discutir economia, política e sociedade de forma ampla, reuniu cerca de 800 pessoas na plateia em torno das debates, entrevistas, palestras e painéis.
 
Neste ano, com o tema central “Custo Brasil”, o Instituto de Formação de Líderes de Santa Catarina (IFL-SC), organizador do evento, amplia o encontro para mais de mil pessoas. “Ao reunir os principais nomes do debate público da atualidade, esta edição do Fórum será um importante capítulo no amadurecimento político catarinense e brasileiro”, avalia Pedro Fernandes, presidente do IFL-SC.
 
Ele contextualiza que o Brasil ocupa a 109ª posição do ranking do Banco Mundial em matéria de facilidade de se fazer negócios, ou seja: há mais 100 países mais interessantes e atraentes para negociar e investir. Mas isso não se reflete somente em indicadores econômicos. Na verdade, influencia todos os demais aspectos do desenvolvimento humano, como saúde, educação, segurança, renda e trabalho. “Dessa forma, quando se aborda o ‘Custo Brasil’, não estamos tratando somente de matéria de comércio exterior, estamos tratando, sobretudo, de qualidade de vida — e esse será nosso foco de discussão no Fórum”, completa Pedro.
 
Na condição de maior evento do segmento no Estado, o Fórum Liberdade e Democracia têm sido o principal instrumento de conscientização da população a respeito do contexto político e econômico na região. Assim, a quarta edição anual do evento fará convergir as discussões para o “Custo Brasil” em seu déficit de oportunidade de desenvolvimento humano, conscientizando e convocando o público para empreender soluções subsidiadas pelos insights provocados ao longo do encontro. O Fórum é aberto a todos os públicos, tendo nos últimos anos uma presença maciça de empresários, estudantes e profissionais liberais de diversas cidades e estados.
 
"Se houvessem mais eventos dessa natureza, sem sombra de dúvidas o Brasil seria um país mais livre e um país melhor", disse o economista Rodrigo Constantino durante o Fórum realizado em 2018. 
 
Dois livros serão lançados durante o evento. O lançamento nacional de “Excuse Me, Professor”, de Lawrence Reed, o convidado internacional do 4º Fórum, e o e-book “Custo Brasil”, que tem como autores associados ao IFL-SC.
 
Conheça os palestrantes do 4º Fórum:
 
Gustavo Franco
Ex-presidente do Banco Central, autor de mais de 15 livros, sócio da Rio Bravo Investimentos, doutor em economia em Harvard.
 
Zeina Latif
Economista-chefe da XP Investimentos, doutora em economia pela USP, trabalhou no Royal Bank of Scotland (RBS), ING, ABN-Amro Real e HSBC. Escreve colunas semanais para o Broadcast da Agência Estado.
 
Augusto Nunes
Jornalista em Veja e Jovem Pan. Vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo quatro vezes, Nunes foi incluído numa seleção dos seis mais importantes jornalistas do Brasil, feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
 
Alexandre Schwartsman
Consultor e sócio da Schwartsman & Associados, ex-Economista-Chefe do grupo Santander Brasil, ex-Diretor de Assuntos Internacionais no Banco Central, colunista do jornal Folha de São Paulo.
 
Lawrence Reed
Presidente da Foundation for Economic Education (Atlanta, EUA), economista mestre em história e doutor honoris causa em direito e administração pública.
 
Ana Carla Abrão
Partner da Oliver Wyman, especializada em finanças públicas, doutora em economia pela USP, ex-Secretária da Fazenda do Estado de Goiás
 
João Batista Araújo e Oliveira
Fundador e presidente do Instituto Alfa e Beto, especialista em educação e políticas públicas, ex-secretário executivo do Ministério da Educação.
 
Eduardo Wolf
Doutor em Filosofia pela USP, editor do Estado da Arte, no jornal O Estado de S. Paulo, curador-assistente do Fronteiras do Pensamento.
 
Serviço
 
O quê: 4ª Fórum de Liberdade e Democracia: "Custo Brasil";
Quando: 14 de março (quinta), das 13h30 às 19h30;
Local: Associação Catarinense de Medicina (ACM), Rodovia José Carlos Daux, 3854, Saco Grande, Florianópolis;
Inscrições: segundo lote R$ 68 (inteira) e R$ 34 (meia) para estudantes e professores. À venda nos sites da Blueticket.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img