18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Festa do Divino é atração no mês de maio em Florianópolis

spot_img

Festa do Divino é atração no mês de maio em Florianópolis

spot_imgspot_img

Atividades religiosas e culturais enchem a cidade de história e festa.
Neste ano, o evento será entre os dias 20 e 23 de maio

Uma das mais antigas e tradicionais festas do mês de maio, realizada em Florianópolis, está chegando. A Divina Festa do Divino, organizada e promovida pela Irmandade do Espírito Santo (IDES/Promenor), ocorre na Praça Getúlio Vargas, centro da capital. Os quatro dias de evento têm como objetivo promover a cultura, a religiosidade e despertar nas pessoas o interesse em contribuir para ações sociais.

São inúmeras as atrações preparadas para a Festa, entre shows regionais, barraquinhas de entretenimento, folguedos e gastronomia típica. “É por meio dessa ação que a Irmandade do Divino Espírito Santo garante recursos para o investimento em obras e projetos, que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, conta o diretor de comunicação da IDES, Julio Pimentel. Outro objetivo da Festa neste ano é chamar a atenção do público jovem, para que percebam a importância do evento e, no futuro, continuem mantendo a tradição. Para isso, foram programadas atividades especiais para atender essa faixa etária, como por exemplo a “Barraca dos Jovens Pintores”. O mais importante da Festa, porém, além das atividades culturais, são as atividades religiosas que integram o público e perpetuam a tradição da Festa.

Os consagrados cortejos, as missas e as apresentações de cantorias e corais cumprem o rito e a tradição histórica da Festa que vem sendo mostrada há anos pela Irmandade. Uma das atrações mais tradicionais é a presença festiva e atuante do casal festeiro ou casal imperador, que neste ano tem como representantes: Paulo Sérgio Gallotti Prisco Paraíso e Sandra Mara Meyer Prisco Paraíso. “Desde o início do ano, colaboradores e voluntários envolvidos na Festa vêm se reunindo nas diversas comissões para organizar esse grandioso evento. É uma satisfação ver tudo pronto e receber o retorno esperado do público acompanhando os cortejos, participando das missas e das programações. É um esforço que vale a pena”, comenta a diretora da IDES, Beth Mussi.

Saiba mais sobre a Festa do Divino

A Festa do Divino existe desde o século XVIII e é realizada em Florianópolis pela Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES). Todos os anos no mês de maio são reservados três dias para a realização da Festa que movimenta a Praça Getúlio Vargas da capital. Este ano o evento acontece entre os dias 20 e 23 de maio e deve trazer novidades, além das tradicionais barraquinhas e folguedos.

Atualmente, a IDES/PROMENOR conta com a Divina Festa do Divino como um meio de sustentação financeira, para atender 1200 crianças e adolescentes da Grande Florianópolis. Outro objetivo da Instituição é divulgar e propagar a devoção ao Espírito Santo, mantendo viva a tradição por meio de ações solidárias e de vivência religiosa. Todos os anos a festa passa por transformações levando em conta critérios de alta qualidade e beleza. Assim, cada versão do evento, apresenta uma boa receptividade da comunidade que busca resgatar a expressão cultural açoriana reverenciada na festa.

Saiba mais sobre a IDES/PROMENOR

Fundada em 1773, é uma Organização Não Governamental de caráter assistencial, sem fins lucrativos e tem por finalidade atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A entidade mantém atualmente três Núcleos de Atendimento. São eles: Núcleo da Infância (acolhe crianças de 0 a 6 anos em situação de risco e de 2 a 6 anos contribuindo para a formação pessoal, psicossocial e educativa), Núcleo Arte (atende crianças e adolescentes de 6 a 14 anos desenvolvendo atividades didático-pedagógicas) e Educação e o Núcleo de Formação e Trabalho (insere, capacita e acompanha adolescentes de 14 a 18 anos ao mercado de trabalho, através de parcerias com cerca de 50 empresas de economia mista, pública e privada para a execução do Projeto Jovem Aprendiz).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img