26.3 C
fpolis
quarta-feira, janeiro 19, 2022
cinesytem

Floripa Shopping conquista a certificação ambiental ISO 14001

Floripa Shopping conquista a certificação ambiental ISO 14001

spot_img

Primeiro e único shopping do Sul do Brasil a obter uma das mais importantes certificações ambientais, o Floripa comemora o resultado, que é conseqüência da adequação de suas atividades para equilibrar e preservar o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas.

Quem visita o Floripa Shopping, para passear, ir ao cinema ou fazer compras, não imagina que, periodicamente, a emissão de fumaça preta dos veículos de fornecedores e empresas terceirizadas que prestam serviços é monitorada pelo shopping. Ações como essa, além da implantação de mais de 30 procedimentos de gestão ambiental, são realizadas com o objetivo de minimizar o impacto na natureza. Com estas e outras ações, o Floripa Shopping, além de referência de centro de compras, lazer e diversão, torna-se o primeiro shopping do sul do Brasil a conquistar a certificação ambiental em conformidade com a NBR ISO 14001:2004 (International Organization for Standardization).
“O objetivo desse trabalho é dar responsabilidade ao empreendimento e ter sua imagem como realmente é, ou seja, um empreendimento responsável social e ambientalmente”, afirma Antonio Britto, superintendente do Floripa Shopping.

Inaugurado em novembro de 2006, o Floripa Shopping sempre teve o compromisso de aliar o gerenciamento contínuo das interações com o meio ambiente decorrente de suas atividades e a melhoria contínua da empresa. Por isso, um ano depois os empreendedores iniciaram a implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) do Floripa Shopping – Preserva Floripa. Com o SGA, o shopping passou a operar atendendo todos os 381 requisitos legais ambientais associados a sua atividade e foi sempre além, desenvolvendo uma consciência de preservação do meio ambiente e a importância da prática de uma atividade ecologicamente correta, por meio de eventos, palestras, oficinas, distribuição de material educativo para clientes, lojistas, funcionários e comunidade em geral.

“Uma empresa que se preocupa com gestão ambiental é uma empresa inovadora. A conquista da ISO 14001 é o reconhecimento de todo o esforço do empreendimento, que pensa no presente e no futuro e buscou ser pioneiro na busca de implementar ações ambientais nesse tipo de empreendimento”, comemora Joseane Ferrarezi, chefe ambiental do Floripa Shopping.

Em busca da conscientização ambiental

Entre as ações realizadas pelo Floripa Shopping em busca da harmonia e do equilíbrio com o meio ambiente, está o Plano de Gerenciamento de Resíduos com o qual são recicladas 133 toneladas de resíduos ao ano, deixando de ocupar os aterros e permitindo o reaproveitamento destes materiais como fonte de matéria-prima para obtenção de novos produtos. As próprias lixeiras para orgânico e reciclável instaladas no mall incentivam o público a participarem da coleta seletiva, assim como os Informativos do Preserva Floripa, distribuídos dentro do shopping.

O empreendimento também foi pioneiro com a inovadora campanha de coleta de pilhas e baterias. Em um ano, a participação dos clientes e funcionários proporcionou a coleta de meia tonelada de pilhas e baterias que foram destinadas para aterro sanitário e industrial.

Periodicamente é feito o monitoramento de ruído na vizinhança; da qualidade da água e do ar e verificado a segurança e conformidade dos equipamentos e instalações. Diariamente também é realizado o controle do consumo de água, energia elétrica e gás (GLP) para mapear possíveis fontes de desperdício e otimizar a utilização dos recursos naturais.

Além de o próprio shopping atender a todas as leis, decretos e Normas Técnicas Brasileiras aplicáveis às atividades do empreendimento, é obrigatório que todas as empresas terceirizadas atendam aos critérios ambientais do Preserva Floripa, que tem também como objetivo ampliar os critérios aos fornecedores.

Entre os eventos realizados pelo Floripa Shopping estão a exposição fotográfica da Estação Ecológica Carijós, a exposição de arte rupestre, a Semana Nacional do Alimento Orgânico e os diversos eventos que envolveram distribuição gratuita de mudas de árvores.

Premiado em 2008 pela ADVB/SC por suas ações sócio ambientais e agora com essa nova conquista, a certificação ISO 14001, o Floripa Shopping assume a sua responsabilidade ambiental e veste a camisa de uma empresa que se preocupa com o meio ambiente. “E o trabalho não para por aqui, pelo contrário, daqui para frente o empreendimento será cada vez mais cobrado e nós estaremos sempre preparados para atender todos os requisitos legais e continuar desenvolvendo ações em prol do meio ambiente”, conclui Antônio Britto.

spot_img
spot_img