25.4 C
fpolis
sábado, janeiro 22, 2022
cinesytem

Floripa Tem traz segundo workshop de gastronomia local no Ribeirão da Ilha

Floripa Tem traz segundo workshop de gastronomia local no Ribeirão da Ilha

spot_img

O evento, que este ano oferece oficinas de culinária abertas e gratuitas, para valorizar a cultura de Florianópolis por meio da Gastronomia, traz os ensinamentos do chef Oscar Góis

O Floripa Tem 2009 quer revelar os segredos de muitos chefs com a realização de workshops de Gastronomia Local, no Ribeirão da Ilha. Todas as quartas-feiras, o Ribeirão da Ilha é o cenário das aulas e da valorização da culinária típica. Durante cerca de duas horas, um chef da Ilha conta dicas de preparo e ensina receitas de pratos com ingredientes da região. O mini-curso é gratuito e as vagas são limitadas.

Amanhã (14) a oficina será comandada pelo chef Oscar Góis, que promete preparar duas receitas inéditas e criadas especialmente para o evento. Os participantes poderão aprender a fazer os “Moluscos resgatando a cozinha da Ilha”, formado por mariscos gratinados com pirão escaldado e crocante de cucuz, e o “Pescado na canoa de guarapuvu”, no qual chef prepara unidades de Cardoso na farinha de engenho, dispostos sobre a canoa, e acompanhados por um flan de banana da terra. O chef coleciona participações em cozinhas shows e festivais, destacando-se não só em Santa Catarina, mas em outros Estados, como no Mato Grosso do Sul.

Para a próxima semana (dia 21), a oficina será em dose dupla: às 11h30, com o chef Vitor Gomes – eleito o Chef do Ano pela Revista Veja – e às 20h, o francês Emmanuel Bassoleil comanda o workshop de Gastronomia Internacional. O primeiro workshop aconteceu na última quarta-feira (7) e foi apresentado pelo chef Jaime José Barcelos, responsável pelo restaurante três vezes premiado pela Revista Veja com o título de Melhor Ostra do País. Cerca de 20 participantes puderam aprender e saborear o Risoto Floripa Tem, com base no tradicional molusco da Ilha e com toques especiais de gengibre, manga e castanhas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente na embaixada do Floripa Tem da Beira-Mar Norte, próximo ao trapiche. As vagas são abertas e limitadas. O Floripa Tem iniciou no último dia 2 e encerra em 1 de fevereiro. O evento conta com patrocínio das empresas Natura, cerveja Sol e Sollys, da Nestlé. Toda a programação do evento pode ser consultada no site www.floripatem.com.br.

Programação do Workshop Gastronomia Local do Floripa Tem 2009:

Dia 14 – 11h30 às 13h:

Chef Oscar Góes

Local: Restaurante Ostradamus

Dia 21 – 11h30 às 13h:

Chef Vitor Gomes

Local: Restaurante Ostradamus

*20h: Workshop de Gastronomia Internacional

Chef Emmanuel Bassoleil

Local: Bistrô Um Lugar

Dia 28 – 11h30 às 13h:

Chef Ruth Bauer

Local: Restaurante Ostradamus

Receita:

“Moluscos resgatando a cozinha da ilha”

Ingredientes:

15 unidades de Marisco fresco na casca

50ml vinho branco seco

1 xícara de cucuz esfarelado

Salsinha picada a gosto

2 colheres de farinha de mandioca

Azeite de oliva

Modo de preparo:

Abra os mariscos ao bafo com vinho branco seco Depois de abertos reserve os mariscos e coe o caldo do cozimento Numa panela adicione o caldo e encorpe com a farinha de mandioca
Misture o cucuz com azeite de oliva e salsinha picada Disponha o caldo sobre os mariscos e coloque a mistura de cucuz e leve para gratinar

“Pescado na canoa de Garapuvu”

Ingredientes:

15 unidades de Cardoso fresco

Farinha de Mandioca para empanar

Sal a gosto

Suco de Limão

3 unidades de banana da terra

2 ovos

2 colheres Farinha de Trigo

½ xícara creme de leite

Pimenta Rosa (aroeira) a gosto

Mini Canoa de Garapuvu – a venda no largo da Alfândega.

Modo de Preparo:

Tempere o Cardoso com sal e suco de limão e reserve.
Em um processador de alimentos coloque a banana, ovos, farinha de trigo e o creme de leite, temperando-os com sal e pimenta do reino branca a gosto.
Unte forminhas tipo “petit gateau” e coloque a mistura de bananas dentro das mesmas. Leve para assar por aproximadamente 10 a 15 minutos.
Passe o Cardoso na farinha de mandioca e leve para grelhar em frigideira com pouca gordura.
Montagem do Prato: Disponha o Cardoso sobre a canoa de garapuvu e, ao lado, o flan de bananas sobre uma folha de bananeira picotada. Decore com pimenta rosa a gosto.

spot_img
spot_img