17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Floripa Tem traz segundo workshop de gastronomia local no Ribeirão da Ilha

spot_img

Floripa Tem traz segundo workshop de gastronomia local no Ribeirão da Ilha

spot_imgspot_img

O evento, que este ano oferece oficinas de culinária abertas e gratuitas, para valorizar a cultura de Florianópolis por meio da Gastronomia, traz os ensinamentos do chef Oscar Góis

O Floripa Tem 2009 quer revelar os segredos de muitos chefs com a realização de workshops de Gastronomia Local, no Ribeirão da Ilha. Todas as quartas-feiras, o Ribeirão da Ilha é o cenário das aulas e da valorização da culinária típica. Durante cerca de duas horas, um chef da Ilha conta dicas de preparo e ensina receitas de pratos com ingredientes da região. O mini-curso é gratuito e as vagas são limitadas.

Amanhã (14) a oficina será comandada pelo chef Oscar Góis, que promete preparar duas receitas inéditas e criadas especialmente para o evento. Os participantes poderão aprender a fazer os “Moluscos resgatando a cozinha da Ilha”, formado por mariscos gratinados com pirão escaldado e crocante de cucuz, e o “Pescado na canoa de guarapuvu”, no qual chef prepara unidades de Cardoso na farinha de engenho, dispostos sobre a canoa, e acompanhados por um flan de banana da terra. O chef coleciona participações em cozinhas shows e festivais, destacando-se não só em Santa Catarina, mas em outros Estados, como no Mato Grosso do Sul.

Para a próxima semana (dia 21), a oficina será em dose dupla: às 11h30, com o chef Vitor Gomes – eleito o Chef do Ano pela Revista Veja – e às 20h, o francês Emmanuel Bassoleil comanda o workshop de Gastronomia Internacional. O primeiro workshop aconteceu na última quarta-feira (7) e foi apresentado pelo chef Jaime José Barcelos, responsável pelo restaurante três vezes premiado pela Revista Veja com o título de Melhor Ostra do País. Cerca de 20 participantes puderam aprender e saborear o Risoto Floripa Tem, com base no tradicional molusco da Ilha e com toques especiais de gengibre, manga e castanhas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente na embaixada do Floripa Tem da Beira-Mar Norte, próximo ao trapiche. As vagas são abertas e limitadas. O Floripa Tem iniciou no último dia 2 e encerra em 1 de fevereiro. O evento conta com patrocínio das empresas Natura, cerveja Sol e Sollys, da Nestlé. Toda a programação do evento pode ser consultada no site www.floripatem.com.br.

Programação do Workshop Gastronomia Local do Floripa Tem 2009:

Dia 14 – 11h30 às 13h:

Chef Oscar Góes

Local: Restaurante Ostradamus

Dia 21 – 11h30 às 13h:

Chef Vitor Gomes

Local: Restaurante Ostradamus

*20h: Workshop de Gastronomia Internacional

Chef Emmanuel Bassoleil

Local: Bistrô Um Lugar

Dia 28 – 11h30 às 13h:

Chef Ruth Bauer

Local: Restaurante Ostradamus

Receita:

“Moluscos resgatando a cozinha da ilha”

Ingredientes:

15 unidades de Marisco fresco na casca

50ml vinho branco seco

1 xícara de cucuz esfarelado

Salsinha picada a gosto

2 colheres de farinha de mandioca

Azeite de oliva

Modo de preparo:

Abra os mariscos ao bafo com vinho branco seco Depois de abertos reserve os mariscos e coe o caldo do cozimento Numa panela adicione o caldo e encorpe com a farinha de mandioca
Misture o cucuz com azeite de oliva e salsinha picada Disponha o caldo sobre os mariscos e coloque a mistura de cucuz e leve para gratinar

“Pescado na canoa de Garapuvu”

Ingredientes:

15 unidades de Cardoso fresco

Farinha de Mandioca para empanar

Sal a gosto

Suco de Limão

3 unidades de banana da terra

2 ovos

2 colheres Farinha de Trigo

½ xícara creme de leite

Pimenta Rosa (aroeira) a gosto

Mini Canoa de Garapuvu – a venda no largo da Alfândega.

Modo de Preparo:

Tempere o Cardoso com sal e suco de limão e reserve.
Em um processador de alimentos coloque a banana, ovos, farinha de trigo e o creme de leite, temperando-os com sal e pimenta do reino branca a gosto.
Unte forminhas tipo “petit gateau” e coloque a mistura de bananas dentro das mesmas. Leve para assar por aproximadamente 10 a 15 minutos.
Passe o Cardoso na farinha de mandioca e leve para grelhar em frigideira com pouca gordura.
Montagem do Prato: Disponha o Cardoso sobre a canoa de garapuvu e, ao lado, o flan de bananas sobre uma folha de bananeira picotada. Decore com pimenta rosa a gosto.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img