24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Floripa Tem traz workshops de gastronomia local no Ribeirão da Ilha

spot_img

Floripa Tem traz workshops de gastronomia local no Ribeirão da Ilha

spot_imgspot_img

A terceira edição do Floripa Tem mostrará na próxima quarta-feira (7) alguns segredos e dicas culinárias com o workshop Gastronomia Local no Ribeirão da Ilha. Nesse dia, o chef Jaime Barcelos, responsável pelo restaurante três vezes premiado pela Revista Veja com o título de Melhor Ostra do País, ensinará os alunos a prepararem o Risoto Floripa Tem, com base no tradicional molusco da Ilha e com toques especiais de gengibre, manga e castanhas.

O workshop também terá uma parte teórica, explicando aos participantes partes do ciclo de produção da ostra. Além do Risoto Floripa Tem, o chef também ensinará o preparo da ostra como prato de entrada, acompanhada de aceto balsâmico e laranja.
O workshop de gastronomia é uma das inovações que essa edição do Floripa Tem traz para os veranistas de Florianópolis. Todas as quartas-feiras, o Ribeirão da Ilha será o cenário das aulas e da valorização da culinária típica. O mini-curso é gratuito e as vagas são limitadas.
O Floripa Tem iniciou no último dia 2 e encerra em 1 de fevereiro. O evento conta com patrocínio das empresas Natura, cerveja Sol e Sollys, da Nestlé. A realização é do Grupo RBS em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis. Toda a programação do evento pode ser consultada no site www.floripatem.com.br.

História
Antes de se tornar chef de gastronomia, Jaime de Barcelos transformou, em 1997, sua antiga oficina mecânica no Ribeirão da Ilha em lanchonete, aproveitando o fluxo de turistas na região. Apesar de servir produtos simples de alimentação, como sorvetes, água de coco e cachorro quente, Jaime percebeu que a procura dos turistas pelas ostras típicas do bairro era crescente. Então, resolveu ampliar o negócio e passou a servir ostras ao natural, gratinadas e ao bafo, nascendo assim o Restaurante Ostradamus. Em Florianópolis, a casa é uma das primeiras especializada no molusco.

Receita:
Risoto Floripa Tem
Para 2 pessoas

Ingredientes
18 ostras pre cosidas
180 gramas de arroz arborio
50 gramas de gengibre
100 gramas de manteiga
120 gramas manga em cubos
30 gramas de amendoas
60 gramas de queijo parmesao ralado
1 taça de vinho branco seco
80 gramas de creme de leite
pimenta branca
1 litro de caldo fume

Preparo
1) refogue na manteiga o gengibre
2) coloque o arroz e o vinho
3) coloque o caldo fume ate cobrir o arroz e va mexendo, repita o processo por 13 minutos, sempre colocando o caldo.
4) coloque as amendoas e as ostras.
5) coloque o creme de leite e o queijo parmesao,
6) finalise com as mangas

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img