23.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Livro registra a memória da capoeira em Florianópolis

spot_img

Livro registra a memória da capoeira em Florianópolis

spot_imgspot_img

Rodas de capoeira: arte e patrimônio em Florianópolis, de María Eugenia Domínguez e edição da Contraponto, será lançado no domingo, 5 de dezembro, às 19h, na Barca dos Livros. O evento contará com roda de capoeira e participação do Afoxé Amigos de Katendê

A arte da capoeira na Ilha de Santa Catarina é tema do livro Rodas de capoeira: arte e patrimônio em Florianópolis, da antropóloga e capoeirista María Eugenia Domínguez, editado pela Contraponto. O lançamento ocorre no dia 5 de dezembro, às 19h, na Barca dos Livros (Rua Senador Ivo d’Aquino, 103 – Lagoa da Conceição, Florianópolis) e contará com roda de capoeira e participação do Afoxé Amigos de Katendê, com presença do Mestre Moa de Katendê, da Bahia. A publicação foi realizada com os recursos do Edital de Cultura Elisabete Anderle (Governo SC) e a primeira edição de mil exemplares será distribuída gratuitamente para bibliotecas, escolas, universidades e multiplicadores.

Rodas de capoeira registra relatos dos 30 anos dessa arte na cidade e destaca a contribuição cultural e social que o trabalhador da capoeira realiza na área de arte-educação. Traça, através de imagens e palavras, o passado e o presente da capoeira na Ilha, evidenciando sua trajetória edificante e de forte apelo reivindicativo, tanto nos planos cultural, quanto político. Eugenia documenta esforços, talentos e solidariedades dessa tradição que, juntamente com outras expressões artísticas da região, fortalece a cultura local.

“A leitura deste belo livro nos traz a medida de quão importante, profunda e diversa é a presença da capoeira em Florianópolis, contribuindo de maneira decisiva para o conhecimento do mosaico cultural ilhéu, tão multiforme”, escreve o antropólogo Rafael José de Menezes Bastos, professor da UFSC, no prefácio da obra.

A publicação inclui quatro partes: Rodas da cidade, a autora faz um passeio pelas onze rodas de rua da cidade, mapeando-as e descrevendo em sua diversidade, história e constituição atual. O trabalho do capoeira,dedica-se a considerar o universo de suas atividades, sua luta no sentido da consecução de direitos profissionais, introduzindo algumas notas sobre filosofia e a ética da arte. Pinceladas da memória apresenta as trajetórias de destacados capoeiristas da Ilha, que se dedicam ao ensino da arte. Arte e patrimônio destaca o registro da capoeira no Ministério da Cultura como patrimônio cultural imaterial do Brasil, considerado como um fato de valor simbólico extremamente importante, levando em conta a história da repressão que desde os primórdios a capoeira foi vítima.

Como a autora destaca, este livro é registro e homenagem. “Registro de fragmentos da memória da capoeiragem em Florianópolis, homenagem aos homens e mulheres que fizeram com que a capoeira, expressão cultural que traduz parte da história do Brasil, entendesse suas raízes também nesta parte do país”.

Sobre a autora:

María Eugenia Domínguez é graduada pela Universidade de Buenos Aires, fez mestrado e doutorado em Antropologia na Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisadora do MUSA (Núcleo de Estudos, Arte, Cultura e Sociedade na América latina e Caribe), UFSC. Iniciou na capoeira em 1987 com o Mestre Pedrinho de Duque de Caxias (RJ). Desde 2002 é aluna do professor Téo e integra o grupo Angoleiro Sim Sinhô de Florianópolis (SC).

Rodas de capoeira: arte e patrimônio em Florianópolis

autora • María Eugenia Domínguez

editora • Contraponto (www.contraponto.tv)

apoio cultural • Edital Elisabete Anderle (FCC/Secretaria de Cultural, Turismo e Esporte, Governo SC)

páginas • 120

tamanho • 15 x 22cm

Lançamento

data • 5 de dezembro, às 19h.
local • Barca dos Livros (Rua Senador Ivo d’Aquino, 103 – Lagoa da Conceição, Florianópolis)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img