18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Floripa Shopping apresenta a mostra A História da Arte Guerreira

spot_img

Floripa Shopping apresenta a mostra A História da Arte Guerreira

spot_imgspot_img

De armaduras e armas à réplica de uma ferraria, os visitantes podem conferir todo o processo envolvido nas guerras que ocorreram em períodos históricos distintos

Armas, armaduras e objetos bélicos dos mais diversos períodos históricos encantam – e assustam – a maioria das pessoas. Muito utilizadas na caracterização de personagens de filmes, como O Último Samurai, Gladiador, Troia e tantos outros, esse universo de guerras chega mais perto do grande público a partir do dia 20, no Floripa Shopping. Com a exposição A História da Arte Guerreira, os clientes do empreendimento poderão conferir de perto armas e armaduras de culturas e épocas distintas, como as de legionários da República e Império Romano, no período clássico, dos cavaleiros medievais, da Idade das Trevas e dos samurais japoneses dos séculos VIII e XV.

A mostra ocorre em parceria com o Sistema de Combate de Armamento Medieval (SCAM), projeto de pesquisa e recriação histórica vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. As réplicas apresentadas fazem parte do acervo do SCAM, e foram produzidas artesanalmente pelos integrantes do grupo. “A produção de cada peça envolve uma pesquisa histórica para manter a acuidade em relação à época, peso, matéria prima, método de produção e funcionalidade da arma”, explica o coordenador do projeto, Anderson Tsukiyama.

O acervo do grupo também engloba diversas armas, como espadas – europeias e japonesas – arcos, armaduras, cotas de malha, escudos, elmos machados, armas de haste, entre outras. Durante a exposição, ainda haverá uma réplica de uma antiga ferraria (blacksmith), com bigorna, onde, no passado, eram forjados os equipamentos dos guerreiros.

“Acreditamos que apoiar grupos de estudantes, como o SCAM, oferecendo espaço para a divulgação do seu trabalho, é uma forma de incentivar e valorizar o esforço dos nossos universitários, além de proporcionar conhecimento aos nossos clientes. Estamos muito contentes com mais essa parceria”, conclui a gerente de marketing do Floripa Shopping, Monica Freitas.

A exposição conta com um monitor para fornecer explicações e esclarecer dúvidas e com placas que contam a história e o funcionamento de cada peça. A mostra pode ser conferida até o dia 29 de fevereiro, no Piso Rendeiras, L1, ao lado da loja Água de Cheiro.

SERVIÇO

O quê: Exposição A História da Arte Guerreira

Quando: de 20 de janeiro a 29 de fevereiro

Quanto: Entrada Gratuita

Onde: Floripa Shopping

Mais informações: Floripa Shopping, (48) 3331-7008, www.floripashopping.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img