21.5 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

FloripAmanhã solicita restauração da Escola Básica Lauro Muller

spot_img

FloripAmanhã solicita restauração da Escola Básica Lauro Muller

spot_imgspot_img

Com o objetivo de preservar o patrimônio histórico-cultural, a entidade entregou uma carta ao Secretário de Estado da Educação de Santa Catarina solicitando a revitalização da escola, localizada no Centro da cidade

Fundada em 22 de maio de 1912, a Escola Básica Lauro Muller é uma das mais antigas do Estado de Santa Catarina. Interditado em 2019 pelo Ministério Público, que apontou situação precária da estrutura, o prédio encontra-se abandonado e é uma preocupação da comunidade local, visto que tem um valor histórico e cultural imensurável. 

A Associação FloripAmanhã, como entidade civil sem fins lucrativos que tem como finalidade contribuir para a melhora da qualidade de vida das pessoas que moram em Florianópolis e região metropolitana, entregou uma carta ao Secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, Aristides Cimadon, solicitando a revitalização e o restauro da Escola Básica Lauro Muller.

Essas ações são de extrema importância e necessárias para a preservação da história e da cultura do município de Florianópolis. “O prédio é tombado pelo patrimônio municipal, o que significa que é um bem público de interesse histórico, arquitetônico e cultural. E o fato de ser construído com tijolos maciços assentados com óleo de baleia o torna ainda mais especial e raro, pois é um método de construção que caiu em desuso há muito tempo”, explica Salomão Mattos Sobrinho, vice-presidente da FloripAmanhã e coordenador do REVIT – Grupo de Trabalho de Revitalização de Espaços Públicos e Meio Ambiente.

Além disso, a escola é um local de referência para a comunidade local, pois muitas pessoas estudaram lá e têm memórias afetivas do local. Por isso, a revitalização e o restauro não seriam apenas uma forma de preservar um patrimônio histórico-cultural, mas também de garantir a identidade e a memória da cidade.

“É essencial que as autoridades responsáveis pelo patrimônio histórico e pela educação trabalhem em conjunto para garantir que essa importante obra seja realizada o mais rápido possível”, destaca o vice-presidente da FloripAmanhã.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img