17.6 C
fpolis
quarta-feira, maio 22, 2024
Cinesystem

Foi um sucesso a exposição "Maria Celeste – 90 anos"

spot_img

Foi um sucesso a exposição "Maria Celeste – 90 anos"

spot_imgspot_img

Mais de 1100 pessoas visitaram a exposição de aniversário da artista.

A exposição Maria Celeste – 90 anos, superou as expectativas dos organizadores, visitantes e da própria artista. Entre os dias 10 de junho e 02 de agosto, cerca de 1100 pessoas passaram pelo Museu Histórico de Santa Catarina e puderam ver de perto mais de 60 trabalhos escolhidos pelo crítico de arte João Otávio Neves Filho, o Janga.

A mostra foi planejada por amigos e familiares de Maria Celeste para comemoração de seu aniversário. A artista soube da exposição apenas dois dias antes e afirma que ficou muito satisfeita com os resultados: “A mostra foi além do que eu imaginava. A exposição teve uma repercussão muito grande aqui, em outros estados e até na Amazônia.”. Já a visitante Jandira Spalding, destaca que “todos perceberam a intenção dos administradores do Museu em torná-lo uma casa aberta, recebendo as pessoas com muita cordialidade e calor humano”.

Também conhecida como “Maria dos Paninhos”, a artista começou a fazer tapeçaria aos 64 anos. A obra de Maria Celeste retrata festas, trabalhos, brincadeiras e lendas do cotidiano ilhéu. Maria Celeste explica que não há como ensinar sua arte: “Hoje eu faço bordado solto. Primeiro, há a colagem dos retalhos e depois eu bordo. Não tem um jeito certo. Vai um ponto para cada lado. Quando começo, não sei como vai terminar”. Segundo o livro “Em nome do autor”, a obra de Maria Celeste é inédita, não há trabalho semelhante no Brasil.

Essa foi a segunda vez que a artista apresentou suas tapeçarias no MHSC. Fora do Estado, suas obras já passaram por museus em Brasília e Curitiba.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img