19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Forró feito em Florianópolis tem lançamento nacional

spot_img

Forró feito em Florianópolis tem lançamento nacional

spot_imgspot_img

Vou pro jogo! leva para o Brasil forró autoral feito em Santa Catarina

Álbum de estreia do Trio Mormaço tem oito músicas gravadas ao vivo, participações especiais e lançamento marcado para esta quinta-feira (16) no YouTube e plataformas digitais  

Os instrumentos são as tradicionais sanfona, zabumba e triângulo. O ritmo é o mesmo que nasceu no Nordeste em meados da década de 1930, popularizou-se com Luiz Gonzaga nos anos 1950 e se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do país. Mas o forró que chega a todo o Brasil pelo YouTube e plataformas digitais nesta quinta-feira (16) tem uma particularidade: a ginga contagiante agora vem do Sul e traz oito canções autorais inéditas. Vou pro Jogo! é o primeiro álbum do Trio Mormaço, de Florianópolis (SC). O lançamento será marcado ainda com uma live no Instagram @triomormaco, às 18h.

Desde 2020, a formação tem Marcelo Besen (sanfona), Neno Moura (zabumba) e Guinter Vieira (triângulo e voz). Mas o trio começou em 2018, com apresentações em Garopaba, no litoral catarinense. À época, contava com Roger Corrêa no acordeon. Foi lá também que surgiu a ideia do nome, que veio com as brincadeiras nos shows noturnos, após dias de muito sol e praia. Todos concordaram: Trio Mormaço tinha tudo a ver com o ambiente quente e festivo do forró. 

“Depois de estudar e tocar um tempo o repertório de mestres como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Anastácia, Jackson do Pandeiro, Mestre Zinho, Genival Lacerda, entre tantos outros, a composição foi surgindo naturalmente. Um apresentava pro outro alguma ideia musical, que se desenvolvia e ganhava uma letra”, conta o compositor Neno Moura, natural de Florianópolis e que desde 2006 atua como percussionista e baterista. “A própria linguagem do forró é a primeira inspiração, pois tem uma identidade muito forte e ao mesmo tempo é um universo musical amplo e rico”, explica Marcelo Besen, catarinense de Bom Retiro, que iniciou na música pelo piano, aos 10 anos, e desde 2003 toca acordeon. 

“As músicas têm uma ligação com o ambiente em que se toca e também com a dança. Mas vão além. O amor em todas as formas também é um tema inesgotável. Nas letras a gente procura aquela dicção típica do forró, mas sem se ater a termos apenas de uma determinada região. Tudo que é do Brasil entra”, completa Guinter Vieira, gaúcho de Tapes, que desde jovem aprendeu cavaquinho e violão popular. Quando morou no Rio de Janeiro, estudou na escola Portátil de Música e acompanhou artistas como Arlindo Cruz, Monarco da Portela, Tantinho da Mangueira e Moyseis Marques. 

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS

Vou pro Jogo! foi gravado ao vivo no teatro do Sesc Gravataí, a partir de um convite para o Trio Mormaço participar do projeto Palco Virtual. O trabalho tem a participação de Eduardo Rukat no cavaco e voz em todas as músicas, na parte rítmica e harmônica dos arranjos e como parceiro no Forró do Lua. O álbum tem ainda dois presentes especiais: Tempo Voa, parceria de Moyseis Marques e Luís Pimentel – – autor das biografias de Luiz Gonzaga e Wilson Batista -, e Essa Menina Tem, de Lucas Ferraz. Outros destaques são as letras feitas por Iara Ferreira (Cor de Canela), importante compositora da nova geração da música brasileira, e Daniel Delavusca (Ói Ela Lá), músico gaúcho radicado no Rio de Janeiro. 

O Trio Mormaço toca especialmente em Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau e Garopaba. Além de ampliar as apresentações para outras cidades, os planos para o futuro incluem a gravação de um trabalho em estúdio, com a inclusão de outras composições, novos arranjos e músicos convidados.

MÚSICAS DO ÁLBUM VOU PRO JOGO!

Vou pro jogo (Guinter Vieira / Neno Moura)

Forró do Lua (Guinter Vieira / Eduardo Rukat / Neno Moura)

Cor de Canela (Marcelo Besen / Guinter Vieira / Iara Ferreira)

Mala Pronta (Guinter Vieira / Neno Moura)

Mariazinha do Caxambu (Guinter Vieira / Marcelo Besen / Neno Moura)

Ói Ela Lá (Guinter Vieira / Daniel Delavusca)

Tempo Voa (Moyseis Marques / Luis Pimentel)

Essa Menina Tem (Lucas Ferraz)

Assista aqui Forró do Lua

Crédito das fotos: Ayrton Cruz

Ficha técnica do vídeo

Guinter Vieira – voz e triângulo 

Marcelo Besen – sanfona e voz

Neno Moura – zabumba e voz

Eduardo Rukat – cavaco, banjo e voz 

Stanis Soares – captação de áudio, iluminação e mixagem

Guinter Vieira – edição de áudio e mixagem

Jonathan Madeira – produção e captação de imagens

Gabriele Ferrari – produção e captação de imagens

Gabriel Michel – edição de vídeo 

Izadora Fontoura – produção de palco 

Foto: Foto Trio Mormaço, crédito Ayrton Cruz

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img