spot_imgspot_img
Florianópolis, 17 setembro 2024
spot_img

Fronteiras do Pensamento promove palestra com Contardo Calligari nesta terça-feira

Cursos e PalestrasFronteiras do Pensamento promove palestra com Contardo Calligari nesta terça-feira
spot_img

Parque das Profissões Udesc ocorre em Florianópolis no dia 18 de setembro

Evento apresenta cursos e estrutura da universidade para os...

Nova loja da Criare é inaugurada em Florianópolis

O Ateliê Criare traz modernidade e funcionalidade em um...
spot_img

Compartilhe

A segunda noite do Fronteiras do Pensamento, nesta-terça-feira, 8, terá palestra do psicanalista Contardo Calligaris. O evento ocorre no Auditório da FIESC, às 20h, e os ingressos podem ser adquiridos no site Blueticket, por R$ 40.

O psicanalista freudiano Contardo Calligaris é uma das caras marcadas quando o assunto são as complicações psíquicas do povo brasileiro. O psicanalista e escritor se tornou conhecido pela coluna que escreve desde 1999 no caderno Ilustrada, do jornal Folha de S. Paulo, em que analisa temas do cotidiano do Brasil. Nela, escreve sobre política, economia, cultura e comportamento, e sobre relacionamentos amorosos. Seus livros de destaque são Cartas a um jovem terapeuta, Conto do Amor e A mulher de vermelho e branco.

Tornou-se membro da Escola Freudiana de Paris em 1975. Durante esse período, frequentava as apresentações de casos de pacientes feitas por Jacques Lacan, psicanalista cujos estudos estão, hoje, muito em evidência. Calligaris é Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade da Provença (França) e professor de Antropologia na Universidade da Califórnia em Berkeley (Estados Unidos), e de Estudos culturais na New School of New York.

Outras palestras

O evento começou nesta segunda-feira, 7, com palestra do colombiano Enrique Peñalosa, com o tema “uma cidade mais sustentável”. Como prefeito de Bogotá, entre 1998 e 2001, Peñalosa implantou um sistema de transporte coletivo que hoje é considerado modelo.

Nesta quarta-feira, 9, o evento encerra com palestra “A origem do Universo”, do físico Marcelo Gleiser.