22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Fronteiras do Pensamento promove palestra com Contardo Calligari nesta terça-feira

spot_img

Fronteiras do Pensamento promove palestra com Contardo Calligari nesta terça-feira

spot_imgspot_img

A segunda noite do Fronteiras do Pensamento, nesta-terça-feira, 8, terá palestra do psicanalista Contardo Calligaris. O evento ocorre no Auditório da FIESC, às 20h, e os ingressos podem ser adquiridos no site Blueticket, por R$ 40.

O psicanalista freudiano Contardo Calligaris é uma das caras marcadas quando o assunto são as complicações psíquicas do povo brasileiro. O psicanalista e escritor se tornou conhecido pela coluna que escreve desde 1999 no caderno Ilustrada, do jornal Folha de S. Paulo, em que analisa temas do cotidiano do Brasil. Nela, escreve sobre política, economia, cultura e comportamento, e sobre relacionamentos amorosos. Seus livros de destaque são Cartas a um jovem terapeuta, Conto do Amor e A mulher de vermelho e branco.

Tornou-se membro da Escola Freudiana de Paris em 1975. Durante esse período, frequentava as apresentações de casos de pacientes feitas por Jacques Lacan, psicanalista cujos estudos estão, hoje, muito em evidência. Calligaris é Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade da Provença (França) e professor de Antropologia na Universidade da Califórnia em Berkeley (Estados Unidos), e de Estudos culturais na New School of New York.

Outras palestras

O evento começou nesta segunda-feira, 7, com palestra do colombiano Enrique Peñalosa, com o tema “uma cidade mais sustentável”. Como prefeito de Bogotá, entre 1998 e 2001, Peñalosa implantou um sistema de transporte coletivo que hoje é considerado modelo.

Nesta quarta-feira, 9, o evento encerra com palestra “A origem do Universo”, do físico Marcelo Gleiser.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img