18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Fundação Franklin Cascaes promove projeto Criançarte

spot_img

Fundação Franklin Cascaes promove projeto Criançarte

spot_imgspot_img

A Lagoa da Conceição ganha uma programação especial para comemorar a Semana da Criança. Música, teatro, dança, folclore e muitas brincadeiras são algumas das atividades gratuitas oferecidas pelo projeto Criançarte, na Casa das Máquinas e na Praça Bento Silvério, sob a coordenação da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). A agenda de apresentações prossegue até 12 de outubro, Dia da Criança, com várias atrações para divertir a garotada.

Nesta terça-feira (6/10), às 15h, acontece o espetáculo circense “Palhaçada, Sim Senhor”, com os grupos Circus Fever e Circo da Mata. Os palhaços Lilica. Leleco e Palito aprontam estripulias com monociclo, malabares, música e outros números circenses. Cris Villar, Leo Umpierrez e Daniel Terra, que incorporam os personagens, também coordenam oficinas gratuitas para crianças, adolescentes e adultos que queiram aprender mais sobre as artes do circo.

Quem gosta de dança de rua pode assistir à apresentação da dupla Faísca e Fumaça, na quarta-feira (7/10), às 15h. Os gêmeos dançarinos mostram coreografias premiadas em vários festivais pelo Brasil e divulgam as oficinas gratuitas que irão ministrar no local para pessoas interessadas em conhecer essa expressão da cultura Hip Hop. Às 15h30, o grupo Encantos da Lagoa apresenta uma das mais antigas tradições da cultura açoriana: a Ratoeira. A dança de roda, mesclada ao improviso de versos, é uma das manifestações culturais ainda muito presentes na comunidade da Lagoa da Conceição.

Para todas as idades

O teatro de bonecos ganha espaço na Semana da Criança, que vai oferecer atrações para todas as idades. Na quinta-feira (8/10), às 15h, o espetáculo Francolino, interpretado pela atriz Andréa Rihl, une realidade e ficção para levar às crianças magia e mistério do imaginário popular. O boneco, que homenageia o artista, professor e pesquisador Franklin Cascaes, conta histórias que envolvem a cultura açoriana, folclore, música e alguns contos da Ilha.

Contar histórias envolventes para crianças e adultos é também a atividade preparada pelo grupo Conta Contos para sexta-feira (9/10), a partir das 15h. Telma, Polo Cabreira e Felícia prometem levar aos espectadores um universo de magia e musicalidade no espetáculo “Canto entre Contos”, que mescla narrativa, música e interpretação teatral.

Resgatando em cantigas as histórias e brincadeiras do passado, o espetáculo “Mil Horas Contando Histórias” é a atração de sábado e domingo para a garotada, com apresentação às 17h, nos dois dias. A contadora de histórias Cristina Magdaleno Lopes relembra adivinhas, quadras, ditos e histórias antigas da cultura popular que todos conhecem, utilizando música, mímica e teatro de marionetes. Cristina faz parte da equipe do projeto Baú de Histórias do SESC/SC.

Encerrando o Criançarte, a programação na segunda-feira (12/10), Dia da Criança, começa mais cedo. Das 10h às 17h30, estão previstas atividades recreativas com o projeto Brinca Comunidade (FME/PMF), além de apresentação da dupla sertaneja Roni e Jackson. Às 15h30, acontece o desfile do Circu do Seo Léo, tendo entre as atrações malabaristas e artistas com perna-de-pau. A agenda festiva prevê ainda Teatro do Francolino, apresentação do boi de mamão Esperança e mostra de cinema infantil, numa parceria entre o Cineclube Ieda Beck, Cinemateca Catarinense e Funcine.


Programação

Casa das Máquinas – Espaço de Artes

Terça-feira (6/10) – 15h – Espetáculo “Palhaçada, Sim Senhor” (circo)

Quarta-feira (7/10) – 15h – Espetáculo “Faísca e Fumaça” (dança de rua). 15h30 – Apresentação do grupo Encantos da Lagoa (folclore)

Quinta-feira (8/10) – 15h – Espetáculo “Francolino” (teatro de boneco)

Sexta-feira (9/10) – 15h – Espetáculo “Canto entre Contros” (contação de história)

Sábado e domingo (10 e 11/10) – 17h – Espetáculo “Mil Horas Contando Histórias” (teatro de boneco)

Segunda-feira (12/10) – Dia da Criança – 16h – Espetáculo “Francolino” (teatro de boneco). 17h30 – Mostra de cinema infantil (audiovisual)

Praça Bento Silvério – Lagoa da Conceição

Segunda-feira (12/10) – Dia da Criança – 10h às 17h – Projeto Brinca Comunidade (recreação infantil/esporte). 15h – Apresentação da dupla sertaneja Roni e Jackson. 15h30 – Desfile do Circu do Seo Léo na Lagoa da Conceição (circo) . 16h30 – Apresentação do boi de mamão Esperança (folclore)

Quanto: gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img