24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Galeria de Arte da UFSC recebe inscrições para exposições em 2010

spot_img

Galeria de Arte da UFSC recebe inscrições para exposições em 2010

spot_imgspot_img

Estão abertas até 23 de outubro as inscrições para exposições na Galeria de Arte da UFSC, em 2010. Artistas plásticos de todo o Brasil e de outros países podem encaminhar propostas para exposições de Arte Contemporânea, individuais ou coletivas. As mostras serão na Galeria de Arte da UFSC, no campus da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.

As propostas poderão ser entregues em mãos ou encaminhadas pelo correio, via Sedex. Serão analisadas por uma comissão formada por artistas e profissionais da área, representantes de instituições culturais, universidades e associações de artistas. Além da descrição da proposta, os proponentes deverão entregar um currículo comprovado, com fotocópias de documentos, cursos e titulações, além de outros itens conforme consta no regulamento.

Sobre a galeria

A Galeria de Arte da UFSC, com 20 anos de atuação completados em 2009, tem se consolidado como espaço de referência para exposições no Estado de Santa Catarina. Local de estudo e apreciação da arte, realiza workshops e encontros com artistas, ampliando o acervo de obras de arte que promovem a humanização do campus. Apresenta trabalhos de diversos artistas plásticos locais, nacionais e estrangeiros, em uma dezena de exposições individuais e coletivas em que cerca de 60 artistas apresentam seus trabalhos para um público da ordem de 10 mil pessoas por ano.

Espaço cultural com localização privilegiada dentro do campus da UFSC, a Galeria de Arte é considerada uma das melhores do Estado, tem programação permanente e realiza exposições mensais. Com sala de exposição denominada Aníbal Nunes Pires e área de 220m², dispõe de infra-estrutura necessária à realização de mostras de qualquer natureza.

As exposições realizadas na Galeria de Arte têm possibilitado que se ofereça à comunidade universitária um “Encontro com o Artista”. O objetivo é possibilitar que o artista que expõe na universidade possa fazer uma comunicação do seu trabalho para a comunidade universitária, artistas e professores de arte da rede pública de ensino. Nesses encontros, o artista tem a oportunidade de falar sobre o processo criativo da sua obra, o que envolve o conceito teórico e as técnicas utilizadas na produção de uma obra de arte.

Nessa aproximação entre o artista e a comunidade também são relatadas experiências de vida do artista, desde a sua formação, processos de pesquisa, produção e difusão dos trabalhos. “O encontro é uma oportunidade para socializar o conhecimento que é produzido nos ateliês e na academia”, enfatizam os coordenadores do projeto da Galeria de Arte da UFSC.

A galeria tem como objetivo mostrar propostas com linguagens contemporâneas em várias técnicas que proporcionem à comunidade universitária o debate, discussão e conhecimento de novas técnicas do fazer artístico. Diversos artistas de Santa Catarina e de outras regiões do Brasil já realizaram exposições na Galeria da Universidade, tanto em exposições individuais, como coletivas, a exemplo de grupos do Paraná e do Rio Grande do Sul. A Galeria também realiza exposições de um artista convidado pela UFSC e a mostra anual dos funcionários da Universidade.

Além dos brasileiros, a presença de artistas estrangeiros foi marcada por exposições como a do argentino Alejandro Pita, da austríaca Moje Menhardt e do designer de cerâmica do Museu Guggenhein de Nova York, o norte-americano Gene Anderson. Este, além da exposição, realizou um workshop, durante um mês, com um grupo de ceramistas locais, o que resultou numa obra que está afixada em parede externa de edifício da UFSC.

A UFSC oferece a infra-estrutura física com sala de exposições, sala de apoio de montagem/desmontagem, pequena copa e banheiro. Além disso, a universidade também oferece a impressão de cerca de 700 convites modelo padrão para serem encaminhados pela instituição e pelos artistas. A equipe do DAC – Departamento Artístico Cultural da UFSC, que administra a galeria, oferece os serviços de apoio administrativo, bem como o de envio de material de divulgação à imprensa local. As obras selecionadas devem ser encaminhadas e retiradas por conta dos artistas expositores.

A galeria funciona no prédio do Centro de Convivência do campus, de segunda a sexta-feira das 10h às 18h30min, e faz parte do DAC – Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC.

Endereço para correspondência:
Universidade Federal de Santa Catarina
Galeria de Arte da UFSC
DAC – Departamento Artístico Cultural
Praça Santos Dumont – Campus Universitário
88040-900 – Trindade – Florianópolis-SC

SERVIÇO:

O QUÊ: Abertas inscrições para exposições de Arte Contemporânea na
Galeria de Arte da UFSC, em Florianópolis, para o ano de 2010.
QUANDO: Inscrições de 24 de setembro a 23 de outubro de 2009.
ONDE: Galeria de Arte da UFSC – Centro de Convivência, campus da UFSC,
Florianópolis
QUANTO: Gratuito. Aberto a artistas brasileiros e estrangeiros.
CONTATO: (48) 3721-9683, de segunda a sexta-feira, das 10 as 18h30. Ou,
galeriadearte@dac.ufsc.br e www.dac.ufsc.br
REGULAMENTO: Disponível no site www.dac.ufsc.br

Por [CW] DAC: SECARTE: UFSC

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img