25.2 C
fpolis
domingo, janeiro 23, 2022
cinesytem

Trilogia sobre a obra de Juan Carlos Onetti será lançada na Livrarias Catarinense

Trilogia sobre a obra de Juan Carlos Onetti será lançada na Livrarias Catarinense

spot_img

Livros trazem à população a oportunidade de conhecer a obra do escritor uruguaio, grande expoente da literatura de língua espanhola

A Trilogia formada pelas obras “Las novelas breves de Juan Carlos Onetti, Coléccion Archivos”, de Daniel Balderston, “La fundación imaginada” de Roberto Ferro, e “A vigília da escrita”, de Liliana Reales, será lançada no próximo dia 22 de outubro, a partir das 19h30, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, em Florianópolis.

O evento faz parte do I Simpósio Internacional Juan Carlos Onetti, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, e tem como objetivo celebrar o centenário de nascimento do escritor, trazendo à comunidade a oportunidade de conhecer e discutir sua obra de um ponto de vista crítico e inovador.

Sobre as obras

“Las novelas breves de Juan Carlos Onetti, Colección Archivos” (Editora Alción, 1.000 páginas), de Daniel Balderston, da Universidade de Pittsburgh, reúne nove trabalhos de autoria de Onetti, entre elas “El pozo”, “Los adioses”, “La cara de la desgracia” e “Cuando ya no importe”. O livro também possui textos críticos que falam sobre as obras e o contexto em que foram escritas.

Daniel Balderston, coordenador do projeto “Las novelas breves”, afirma, na introdução da publicação, que a principal contribuição de Juan Carlos Onetti para a literatura de língua espanhola foram as narrativas de extensão mediana, com ares poéticos, controle impecável de tempo e espaço, e descrição pontual dos perfis e das ações de seus personagens.

“La fundación imaginada” (Editora Alción, 422 páginas), de Roberto Ferro, da Universidade de Buenos Aires, é um livro fundamental para a compreender a dimensão da obra do grande Juan Carlos Onetti. A proposta é ler Onetti como se todos os seus livros fossem um único texto. Ferro conduz neste livro uma impressionante discussão filosófica que ajuda o leitor a tomar conhecimento das múltiplas facetas do autor uruguaio. “La Fundación Imaginada” é essencial para quem quer entender os fundamentos e a origem da bibliografia do escritor.

“A vigília da escrita” (Editora UFSC, 292 páginas), de Liliana Reales, da Universidade Federal de Santa Catarina, é um exercício crítico baseado na análise da obra ficcional de Juan Carlos Onetti. Através de um trabalho que capta a presença do que a autora chama de “corpus filosófico” nas obras de Onetti, o livro mostra que certas reflexões e fatos apresentados nas narrativas do autor no século XX, seguem em harmonia com teorias que ocupam lugar essencial no pensamento contemporâneo.

Sobre o autor homenageado

Juan Carlos Onetti nasceu no dia 01 de junho de 1909, em Montevidéu, Uruguai. Embora não tenha concluído o Ensino Secundário (equivalente ao atual Ensino Médio), o autor apresentou em toda a sua obra uma estrutura original e inovadora para a época, o que lhe rendeu, em 1980, o Prêmio Cervantes de Literatura.

Onetti era prestigiado entre a nata dos escritores latinos, entre eles Gabriel García Márquez, Juan José Saer, Juan Rulfo e Julio Cortázar. Além do seu talento na literatura, o autor também foi reconhecido, mesmo que de modo póstumo, por suas habilidades como publicitário, diretor da Biblioteca da Prefeitura de Montevidéu e editor do Jornal Marcha.

O escritor uruguaio faleceu no dia 30 de maio de 1994, em Madri, Espanha, em decorrência de problemas hepáticos.

Sobre o evento

O lançamento da Trilogia de livros em homenagem a obra de Juan Carlos Onetti será no dia 22 de outubro, quinta-feira, as 19h30, na Livrarias Catarinense do Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (48) 3271-6030.

spot_img
spot_img