25.8 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Geraldo Simas lança ‘Eu, Mané’ na Capital

spot_img

Geraldo Simas lança ‘Eu, Mané’ na Capital

spot_imgspot_img

Obra retrata Florianópolis nas décadas de 60 e 70

No próximo dia 07 de maio Geraldo Simas lança na Livrarias Catarinense em Florianópolis sua nova obra intitulada Eu, Mané.

Nascido na década de 50, em Canasvieiras, norte da Ilha de Santa Catarina, este ilhéu conta a história da sua vida, a partir do momento em que começa a se dar conta dela, mais precisamente nos primeiros anos da escola primária. Os dias de sua infância foram vividos numa época em que se desconheciam as facilidades da vida contemporânea e que, para o bem ou para o mal, modificaram de modo radical os hábitos das pessoas.

Com esse pano de fundo o autor revela os sabores e alguns dissabores, é verdade, de quem viveu e cresceu em Florianópolis naquela época. Das insistentes lembranças, extrai, por exemplo, um relato encantador da sua primeira visita, em companhia do pai, ao centro da cidade – um retrato da Florianópolis dos anos 60 e 70.

“Com esta publicação pretendo mostrar ao público que existem muitas maneiras de vivermos bem e intensamente. Não são as condições materiais nem a evolução tecnológica que irão nos propiciar a tão almejada felicidade. Perceber a importância nas coisas simples que nos cercam, pode encurtar este caminho”, afirma Geraldo Simas.

Sobre o autor

Nascido em 1952, viveu a infância numa cidade onde os costumes simples como soltar uma pipa, construir um balão ou chutar uma bola, eram especialmente saborosos. Filho de pai marítimo, pode desfrutar até a adolescência, dos prazeres das viagens nos antigos navios cargueiros. Não só como passageiro, mas uma espécie de ajudante de ordens, com obrigações e tarefas a cumprir. Exigia-se disciplina, mas também era divertido.

Formado em Administração, exerce atividades na área de informática desde 1974, quando não existiam microcomputadores e muito menos a internet. Apesar da atividade profissional baseada na lógica matemática, a filosofia e a psicologia foram paixões abraçadas desde os tempos da juventude. Seus livros deixam transparecer este aspecto.

“Desde pequeno fui orientado a ler livros e escrever cartas. As cartas, em particular, foram em função da atividade profissional do meu pai, marítimo, o que o levava a ficar longos períodos longe de casa, e desde então fui desenvolvendo o gosto pela escrita”, afirma Geraldo.

Geraldo desde pequeno tinha o hábito da escrita, e fez disso a realização de um sonho, a publicação de seu livro. “Como os bons momentos da vida jamais são esquecidos, me reportei ao tempo de colégio e por incrível que possa parecer, acabei encarnando o espírito de um adolescente. Percebi que apesar de ter mais de cinqüenta anos, as idéias afloravam como se tivesse os bons dezessete de outrora” afirmou. “Naturalmente a experiência de vida fez com que o conteúdo pudesse ser um pouco mais aprofundado, mas tive a clara sensação de ter retornado aos tempos de juventude. Foi certamente uma experiência deliciosa”, concluiu.

Geraldo Simas já lançou outras 05 obras. Nossa Vida Animal (2004), Por Que Deus é Geométrico (2005), Contos Maliciosamente Angelicais (2007), O Mistério das Energias da Mente (2008) e Divine Geometry (versão em inglês de Por que Deus é Geométrico) (2009).

“Essa publicação foi impulsionada por meus amigos, que sempre me questionavam porque que eu não escrevia algo sobre nós. Segui a receita e fiquei extremamente feliz com a experiência”, completa Simas.

Sobre o lançamento

Eu, Mané (Ed. Nova Letra, R$ 22,00, 299 págs.) será lançado no próximo dia 07 de maio a partir das 19h30 na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. A entrada é gratuita. Mais informações: (48) 3271.6001.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img