20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Governador condecora Marco Maciel e Mário César Flores com a medalha Anita Garibaldi

spot_img

Governador condecora Marco Maciel e Mário César Flores com a medalha Anita Garibaldi

spot_imgspot_img

O governador Raimundo Colombo concedeu a duas personalidades brasileiras a maior honraria do Estado de Santa Catarina: a medalha Anita Garibaldi. Foram agraciados com o mérito o ex vice-presidente da República, Marco Maciel, e o ex-ministro da Marinha, Mário César Flores. O ato foi realizado na noite desta segunda-feira, 4, na Casa d´Agronômica, residência oficial do governador. “Anita Garibaldi é a nossa heroína. Ela construiu toda uma história fundada na coragem. Por isso, dá nome a essa homenagem”, explicou o governador.

Marco Maciel também é ex-senador e foi companheiro de bancada do governador quando este estava no Senado. Ele afirmou que se sente muito honrado com a condecoração. “Sei que essa medalha representa uma história de muita glória. Sinto-me em dívida eterna com o estado de Santa Catarina”, disse o pernambucano.

Já para o catarinense Mário César Flores a homenagem completa um ciclo. “Essa medalha é como se fechasse o circuito de minha vida como catarinense. É o reconhecimento dos esforços de toda uma vida. Já enfrentei muitos desafios. Os novos, deixo para os catarinenses mais jovens. O futuro está nas mãos deles”, declarou Flores.

Os homenageados

Nascido em 21 de julho, em 1940, Marco Maciel foi eleito vice-presidente da República em 1994 e reeleito em 1998, na chapa liderada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Anos antes, Marco Maciel foi eleito senador por Pernambuco, deputado federal e ministro da Educação. É advogado e professor (licenciado) de Direito Internacional na Universidade Católica de Pernambuco. Publicou os livros Vocação e Compromisso, Educação e Liberalismo, Liberalismo e Justiça Social e Política das Ideias com “P” Grande.

Mário César Flores nasceu em 27 de fevereiro de 1931, em Itajaí. Ingressou na Escola Naval no mês de março de 1947. É almirante de Esquadra reformado. Teve funções embarcadas em navios da Flotilha do Amazonas, da esquadria e da força de transporte da Marinha e outros trabalhos como, por exemplo, diretor da escola de Guerra Naval. Em atividades fora da Marinha, foi ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República de 1992 a 1994, membro do Conselho da República, conselheiro do Conselho Nacional do Petróleo e membro do grupo de análise da conjuntura Internacional, Gacint, da USP.

A Medalha de Mérito Anita Garibaldi

Criada em 1972, a honraria homenageia pessoas físicas e jurídicas nacionais e estrangeiras que se destacaram no campo de suas atividades de forma notável ou relevante, e que tenham contribuído para o engrandecimento do Estado ou do país. É a maior honraria que pode ser concedida pelo Governo do Estado de Santa Catarina.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img