17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Governo do Estado confirma o primeiro caso de dengue contraída em Santa Catarina em 2013

spot_img

Governo do Estado confirma o primeiro caso de dengue contraída em Santa Catarina em 2013

spot_imgspot_img

A Secretaria de Estado da Saúde comunica que, na última sexta-feira, 12, foi confirmado o primeiro caso de contágio de dengue em território catarinense, em 2013. Uma moradora de Chapecó foi picada pelo mosquito Aedes Aegypti em Santa Catarina.

Até então, Santa Catarina era o único estado do Brasil que não havia apresentado sequer um caso de contaminação autóctone, ou seja, contraída internamente. Todos os pacientes aqui atendidos haviam sido infectados em outras regiões brasileiras.

O Estado mantinha esta condição apesar do aspecto geográfico, pois os vizinhos Paraná e Rio Grande do Sul têm essa doença como endemia, o que deixou Santa Catarina em uma posição de fragilidade.

O município de Chapecó registra 759 focos do mosquito transmissor da dengue, número que representa metade dos focos detectados no Estado. A região central de Chapecó, que compreende uma área de 70 mil imóveis e abriga cerca de 75% da população, é a área mais preocupante.

As secretarias de Saúde de Chapecó e do Estado estão intensificando os trabalhos de eliminação de recipientes que possam acumular água (dessa forma, é possível diminuir as possibilidades que o mosquito tem de se proliferar) e estruturação de atendimento médico aos possíveis casos de contaminação.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img