17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Grande Florianópolis: municípios-sede de comarcas doam terrenos para a construção de centrais de triagem

spot_img

Grande Florianópolis: municípios-sede de comarcas doam terrenos para a construção de centrais de triagem

spot_imgspot_img

Florianópolis (9/3/2009) – Prefeitos das cinco sedes de comarca da região da Grande Florianópolis, reunidos nesta segunda-feira (9) na SDR Grande Florianópolis, concordaram em doar terrenos para a construção de Centrais de Triagem. O anúncio foi feito durante encontro entre os prefeitos e representantes dos municípios-sede de comarca e o secretário da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Ronaldo Benedet; secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Valter Galina; e o secretário-executivo de Justiça e Cidadania, Justiniano Pedroso. Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz já se manifestaram favoravelmente à construção dessas unidades prisionais.

A prioridade ‘zero’ é construir a unidade de São José, que já autorizou a doação de um terreno no bairro Potecas. Os projetos serão readaptados e terão sua capacidade ampliada de 204 para 300 presos. Também ficou acertado que cada uma das unidades terá uma área destinada para o trabalho de reinserção social com oficinas de trabalho, biblioteca e salas de aula. O secretário Ronaldo Benedet acredita que, se todos os prazos forem respeitados, até o final do ano será possível inaugurar a obra. Cada unidade está orçada em R$ 4,5 milhões, segundo o diretor de Avaliação e Planejamento da SSP, perito José Carlos Muller Filho.

Benedet acredita que, com o apoio dos prefeitos e das comunidades, será bem mais fácil buscar o entendimento sobre a necessidade urgente de se construir unidades prisionais na Grande Florianópolis, hoje a que mais preocupa o sistema prisional. “Os novos prefeitos são parceiros da Segurança Pública”, destacou.

O secretário também lembrou que de 2003 até agora foram abertas mais de 3 mil vagas no sistema prisional catarinense. Foram construídas e ativadas as penitenciárias de São Pedro de Alcântara, Joinville e Criciúma. Em obras temos a Penitenciária do Vale do Itajaí, com previsão para ser ativada em setembro de 2009. “Também estamos ampliando o número de vagas em diversas unidades prisionais do Estado como Blumenau, Brusque, Canoinhas, Rio do Sul, Videira, Curitibanos, Campos Novos e Chapecó”.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img