20.6 C
fpolis
sábado, setembro 25, 2021
cinesytem

Graphic novel sobre o nazismo em Blumenau será lançada hoje em Florianópolis

spot_img

Graphic novel sobre o nazismo em Blumenau será lançada hoje em Florianópolis

spot_img

A graphic novel “Joias para o Führer”, com roteiro do escritor Fernando Henrique Becker Silva e ilustrado pelo quadrinista Alex Guenther, será lançada nesta sexta-feira, 30, a partir das 19h30, na livraria Nobel do Floripa Shopping.

A história trata da lenda urbana dos túneis secretos da cidade de Blumenau ambientada ao clima nazista da década de 1930: aventura, mistério e fatos históricos ocorridos na região.

Talvez a mais difundida lenda urbana de Blumenau é a de que o Teatro Carlos Gomes teria sido construído com dinheiro nazista, com o propósito de receber Adolf Hitler no Brasil e para ser a sede americana do III Reich.

Prova disso, conforme a lenda, é que o frontispício do teatro teria o formado de um quepe nazista. Ainda segundo a tradição, do teatro partiriam vários túneis secretos para diversos pontos da cidade, como rotas de fuga para Hitler na hipótese de um atentado quando estivesse em Blumenau.

A graphic novel é uma spin-off do romance policial “O segredo do meu avô”, escrito por Becker em 2009: dividida em três atos (este é o primeiro deles), conta a história do assalto ao joalheiro turco Ahmed Manoug Pamuk em 29 de agosto de 1939 para financiar a vinda de Hitler para o Brasil, além de tratar dos bastidores da construção do Teatro Carlos Gomes (Theater und Musikverein Frohsinn Blumenau).

spot_img
spot_img

Leia mais