21.8 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Grupo de teatro de rua de Florianópolis faz protesto contra o impeachment em Nova York

spot_img

Grupo de teatro de rua de Florianópolis faz protesto contra o impeachment em Nova York

spot_imgspot_img

O ERRO Grupo de teatro de rua, de Florianópolis, fez um protesto contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff no último sábado, 30, em um dos marcos do centro financeiro mundial: Wall Street, mais precisamente no Zucotti Park, em Nova York. O manifesto sob a forma da intervenção Dollars Buy Brazil’s Coup (“Doláres Compram o Golpe no Brazil”) percorreu, além da Wall St., a Times Square. Participaram da ação os performers Sarah Ferreira, Luiz Henrique Cudo, Bibiana Beck e o diretor e dramaturgo Pedro Bennaton.

 O ERRO desembarcou no dia 27 de abril nos Estados Unidos para uma agenda de residências, pesquisas e orientações no Hemispheric Institute of Performance and Politics, em Nova York. No dia 29, marcou presença no Festival Pen World Voices onde apresentou uma performance inédita. Esta é a quarta investida do grupo nesse país (terceira em NY, sendo uma em Austin em 2007) e a viagem integra o calendário de atividades do projeto Persistência: atividades de fomento local e manutenção, que foi contemplado pelo Prêmio Catarinense de Teatro – Edital Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura 2014.

O grupo permanecerá em Nova York irá até o dia 8 de maio. O diretor e dramaturgo Pedro Bennaton adianta que o objetivo da residência no Hemispheric Institute é “debruçar-se sobre um dos maiores arquivos sobre performance e política no mundo, incluindo materiais de Augusto Boal (dramaturgo e ensaísta brasileiro, 1931-2009)”. Lá estarão também sob a orientação da professora Diana Taylor, uma das principais expoentes nos estudos da performance no mundo.

A parceria entre o ERRO Grupo e a instituição nova-iorquina completará uma década no próximo ano. Em solo norte-americano, o ERRO apresentou em 2007 a peça Adelaide Fontana e a performance Games of Babylon, em 2013, a oficina Invisible Action Against Invisible Power e apresentou a performance PEDRA, na Times Square, no Zuccoti Park e na Times Square com Broadway Street. No ano seguinte, o diretor Pedro Bennaton retornou à cidade, desta vez como co-organizador de um grupo de trabalho no HEMI GSI – Convergence – Bodies-In-Transit: Articulating the Americas (and Beyond).

Sobre o Hemispheric Institute of Performance and Politics

O Instituto Hemisférico de Performance e Política é uma rede multilíngue e interdisciplinar de instituições, artistas, acadêmicos e ativistas políticos de todas as partes das Américas. Trabalhando na interseção entre a academia, a expressão artística e a política, a organização explora as práticas do corpo — a performance — como veículo para a criação de novos significados e a transmissão de valores culturais, de memória e de identidade. Ancorado em seu foco geográfico nas Américas (e por isso “hemisférico”) e nos seus três idiomas de trabalho (inglês, espanhol e português), o Instituto fomenta a interação e a colaboração acadêmica, artística e pedagógica entre pessoas interessadas na relação entre performance e política no hemisfério: http://hemisphericinstitute.org/hemi/

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img