18.7 C
fpolis
terça-feira, julho 5, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Hospital de Caridade, em Florianópolis, será pioneiro na realização de cirurgias com robô Versius em Santa Catarina 

Hospital de Caridade, em Florianópolis, será pioneiro na realização de cirurgias com robô Versius em Santa Catarina 

spot_imgspot_img

Tecnologia de ponta proporciona cirurgias minimamente invasivas e um melhor pós-operatório para os pacientes

O Hospital de Caridade será o primeiro hospital de Santa Catarina e o segundo no país a realizar cirurgias com o robô Versius, desenvolvido na Inglaterra. A iniciativa é resultado do investimento em inovação e alta tecnologia implementado pela Hospital Care, holding que administra em Florianópolis o Hospital de Caridade, Hospital Baía Sul e a Clínica Imagem, além de mais de 40 outros ativos de saúde em outras cidades brasileiras.

Tido como o mais inovador em cirurgia minimamente invasiva no mundo, o robô Versius foi desenvolvido pela empresa britânica CMR Surgical e já tendo sido utilizado em mais de 1.000 casos clínicos em outros países. “A plataforma de cirurgia robótica propaga e ultrapassa as limitações das cirurgias convencionais, com isso, tem apresentado ótimos resultados na área da saúde”, enfatiza a médica anestesiologista do Hospital de Caridade Dra. Tania Elena Carnieletto Nicolodi.

O robô auxilia os profissionais de saúde em procedimentos de diversas especialidades médicas e procedimentos cirúrgicos como gastrointestinais, colorretais, ginecológicos, hérnias, urológicos, além de cirurgia geral. Para os pacientes, as intervenções cirúrgicas realizadas com o Versius apresentam uma série de benefícios, como a utilização de menos analgésicos no pós-operatório e a diminuição das taxas de infecção.

O equipamento é considerado o menor robô do mundo, o que facilita a mobilidade e dinamismo pelas equipes médicas e possui quatro braços robóticos ligados a unidades móveis. O cirurgião controla o robô a partir de um painel de controle, guiando os braços em cirurgias realizadas a partir de minúsculas incisões no corpo. Desde o ano passado, os médicos do Hospital de Caridade e do Baía Sul Hospital vêm recebendo capacitação técnica para operar o robô inglês.

“Atualmente, o Versius é o que há de mais avançado em termos de tecnologia, e poderá oferecer todos os benefícios da cirurgia minimamente invasiva para os nossos pacientes, além de permitir maior conforto para o cirurgião que realizará o procedimento. O investimento da Hospital Care neste robô é muito significativo para a história da inovação e da alta tecnologia hospitalar em Santa Catarina. É uma enorme alegria para toda a nossa equipe poder oferecer a cirurgia robótica aqui em Florianópolis, e ter os profissionais altamente capacitados para a operação do equipamento”, afirma o Diretor-Presidente do Hospital de Caridade, Hospital Baía Sul e Clínica Imagem, Dr. Sérgio Marcondes Brincas.

As cirurgias com o Versius, previstas para iniciar ainda neste trimestre, serão realizadas em uma sala especialmente preparada para o robô no Hospital de Caridade, com a infraestrutura mais adequada para a sua utilização.

“O Hospital de Caridade é a mais antiga instituição de saúde de Santa Catarina, e agora seremos a primeira a ter em nossas dependências um equipamento de alta tecnologia como o robô Versius. É uma honra que os procedimentos sejam realizados aqui. Estamos muito ansiosos com a chegada do robô britânico e em contribuir com o avanço da tecnologia hospitalar catarinense”, conclui o médico Dr. João Batista Bonnassis Junior, do Hospital de Caridade.

Sobre a Hospital Care

A Hospital Care é uma holding administradora de serviços da saúde que possui atualmente mais de 45 unidades de negócios. Criada em 2017, é a primeira companhia no Brasil a trabalhar com o modelo de gestão baseado nas ACO´s (Accountable Care Organizations) dos Estados Unidos, organizações responsáveis pelo cuidado e compartilhamento de risco com as operadoras. Este modelo integrado de gestão da saúde tem o objetivo de promover o equilíbrio de interesses entre pacientes, médicos, fontes pagadoras, parceiros e acionistas.

Pertencente à gestora Crescera e aos fundos Santa Maria e Abaporu, a Hospital Care tem como estratégia de atuação a presença em cidades que funcionam como polos regionais para a gestão de saúde populacional, como Campinas, Ribeirão Preto, Florianópolis, Curitiba, São José do Rio Preto, Sorocaba e Cascavel, fortalecendo todo o sistema de saúde do país.

editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img